UFC participa hoje de homenagem a Carlos Drummond de Andrade

Imagem: Rascunho de caricatura de Carlos Drummond de AndradeA UFC, por meio do Departamento de Literatura e da Faculdade de Medicina, em parceria com o Iprede, integra-se à programação nacional do Dia D – Dia Drummond, em comemoração ao aniversário do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Neste dia 31 o evento Ouvir Drummond será realizado com a presença da Profª Letícia Malard, da Universidade Federal de Minas Gerais, uma das maiores estudiosas da obra de Drummond, no Brasil. As atividades são abertas ao público e gratuitas.

A programação começará às 9h30min, no auditório da Faculdade de Medicina da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 949, Bairro de Rodolfo Teófilo), em Fortaleza, com recepção dos participantes e apresentação de áudio e vídeo sobre a obra de Drummond. Às 10h, a Profª Letícia Malard faz conferência intitulada "Pedras e caminhos de Drummond", seguida de conversa mediada pela Profª. Fernanda Coutinho (Departamento de Literatura) e pelo Prof. Álvaro Madeiro (Faculdade de Medicina). Às 11h, será feita a leitura do roteiro de "Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade", idealizado por Eucanaã Ferraz, consultor de Literatura do Instituto Moreira Salles (IMS).

Das 12h às 15h, haverá um intervalo e a programação continua à tarde no Iprede (Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários). Após o acolhimento, acontecerá, das 15h às 16h, a vivência "Vamos também fazer poesia, como Drummond?", um momento da Profª Letícia Malard com mães e crianças atendidas pelo Iprede. Às 16h, ela profere a conferência "Drummond, memórias e sentimentos" e, em seguida, participa de conversa mediada pelos professores Sulivan Mota (Iprede e UFC) e Álvaro Madeiro.

DRUMMOND NA ADUFC-SINDICATO – A Profª Fernanda Coutinho informa ainda que no dia 1º de novembro, às 18h, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), situado na Av. da Universidade, 2346, Benfica, em Fortaleza, a Profª Letícia Malard fará palestra sobre "Drummond e a Mídia".

SAIBA MAIS – O Dia D – Dia Drummond é uma iniciativa lançada em 2011 pelo Instituto Moreira Salles, com sede no Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer com que a data passe a integrar o calendário cultural brasileiro. Este ano, o IMS oferece aos parceiros o roteiro de leitura "Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade", elaborado por Eucanaã Ferraz. O roteiro pode ser lido e interpretado em qualquer lugar. Basta ter quatro leitores (um narrador e outros três que representarão diferentes fases na vida do poeta). No IMS do Rio de Janeiro, a leitura do roteiro será feita na noite do dia 31 de outubro por Afonso Henriques Neto, Alberto Martins, Antonio Cícero e Joca Reiners Terron.

Fontes: Profª Fernanda Coutinho, do Departamento de Literatura – fone: 85 8796 0667 / Instituto Moreira Salles - site: diadrummond.ims.uol.com.br