Grupo Oré Anacã representa o Nordeste em festival de folclore em Minas Gerais

Imagem:  Apresentação do espetáculo "Entre penas e contas", que será apresentado em Minas Gerais (Foto: Divulgação)O Grupo Oré Anacã, projeto de cultura e arte do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC, participa de 30 de outubro a 3 de novembro do II Encontro Nacional Universitário de Danças Folclóricas, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais.

O evento é realizado pelo Grupo Rosários, da UFOP, e resultado de parceria entre universidades para intercâmbio cultural de grupos que se inspiram na dança tradicional para realizar seus trabalhos coreográficos.

Além do Oré Anacã, da UFC, e do Rosários, participam os grupos Tchê (Região Sul), Flor Ribeirinha (Região Centro-Oeste) e Eco Marajoara (Região Norte), representando as cinco regiões do País. A proposta é que a cada ano um grupo promova o evento.

A primeira edição, intitulada I Encontro Nacional Universitário de Danças Populares, foi realizada pela UFC, em 2012, mas contou apenas com a presença dos grupos Rosários e Tchê.

O Grupo Oré Anacã, com 35 integrantes, levará a Minas Gerais parte do espetáculo “Entre penas e contas”, que estreará no VI Festival UFC de Cultura, evento a ser realizado de 18 a 22 de novembro, em Fortaleza.

"Será a primeira viagem realizada pelo grupo para fora do Ceará, e começamos de maneira intensa, já representando a região Nordeste, algo que nos orgulha, mas também representa uma grande responsabilidade. Além disso, será a primeira grande viagem de alguns dançarinos, um misto de alegria e ansiedade em todos e todas", afirma o Prof. Marcos Campos, coordenador do projeto criado em 2011, com o objetivo de divulgar a cultura popular brasileira por meio de suas danças tradicionais e de formar universitários como dançarinos e professores daquele estilo de dança.

Mais informações podem ser obtidas no site do Encontro.

Fonte: Prof. Marcos Campos, coordenador do Grupo Oré Anacã – fone: 85 8811 4945