Pró-Reitor assegura criação de programa de pós-graduação em Arquitetura

Imagem: Solenidade de encerramento do Dinter ocorreu no Auditório da Reitoria (Foto: Jr. Panela)Na solenidade de encerramento do curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Arquitetura e Urbanismo, na noite de terça-feira (29), o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil Aquino, assegurou que, ainda durante sua gestão, deverá ser implantado o programa de pós-graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

O Dinter, finalizado ontem, funcionou por meio de parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a UFC. Foi concebido para formar doutores na área de arquitetura e urbanismo, que assegurem um elevado padrão de qualidade nas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

O Coordenador do doutorado, Prof. Ricardo Bezerra, agradeceu a todos os que colaboraram com a realização do doutorado e que deram apoio desde a realização do Minter, que foi o mestrado interinstitucional. Da relação dos que ouviram o "muito obrigado", o primeiro citado foi o Prof. José Sales, que trabalhou na criação do Minter e dedicou esforços para que se chegasse ao Dinter.

Agradeceu também: ao Prof. José Lemenhe, um entusiasta dos programas de pós-graduação; ao ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Prof. Roberto Smith; ao Prof. Hélio Barros; ao arquiteto Joaquim Cartaxo; ao Reitor Jesualdo Farias (desde quando Diretor do Centro de Tecnologia); ao Pró-Reitor Gil Aquino; ao atual Diretor do CT, Prof. Barros Neto; e ao presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, Prof. Francisco Antonio Guimarães.

Imagem: Plateia de doutores em Arquitetura aplaudiu o encerramento do Dinter (Foto: Jr. Panela)Para a Profª Marta Dora Grostein, Coordenadora do Dinter pela USP, a experiência "foi uma convivência afetiva e produtiva que também nos ensinou muito". Ela acompanha o processo dos programas de pós-graduação interinstitucional desde a criação do Minter, em 2005.

O Prof. Gil Aquino disse entender quanto é difícil enfrentar um doutorado, pela angústia que os doutorandos passam. Citou sua própria experiência quando, às vésperas de defender sua tese, passou a noite tendo pesadelos sobre a perda da "página 200" do trabalho.

DOUTORES – Os novos doutores em Arquitetura e Urbanismo – todos com teses relacionadas ao Ceará – são: Beatriz Diógenes, Ignácio Montenegro, Lucila Novaes, Magda Campelo, Margarida Andrade, Paulo Costa, Ricardo Fernandes e Romeu Duarte.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332