Maternidade-Escola Assis Chateaubriand realiza a primeira cirurgia em pacientes neonatais

Imagem: A Maternidade da UFC é referência no Estado em cuidados com a saúde de mães e bebês (Foto: Júnior Panela)A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da UFC, deu início, este mês, ao Programa de Cirurgia Neonatal com a realização do primeiro procedimento em pacientes neonatais. A cirurgia foi realizada no dia 16 de outubro, durou quatro horas, e o bebê foi novamente entregue à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em excelentes condições clínicas. Classificada como maternidade terciária, a MEAC recebe pacientes de alto risco gestacional e realiza diagnóstico preciso intraútero de malformações fetais através de ressonância magnética, sendo o único serviço público no Estado a realizar esse exame. Conta ainda com uma UTI neonatal de excelência.

De acordo com a Supervisora da Residência em Anestesiologia dos Hospitais Universitários (HUs), Dra. Cláudia Regina Fernandes, o bebê tinha 2.120 gramas, nasceu prematuro, com seis meses de idade gestacional, estava na UTI neonatal há 60 dias e desenvolveu o quadro de obstrução intestinal.

A cirurgia teve aparato dos serviços de Neonatologia, Anestesiologia e de Enfermagem. Fizeram parte da equipe multiprofissional que realizou o procedimento os seguintes profissionais: Dr. João Henrique (cirurgião pediátrico), Dr. Lucas Moreira (residente de Cirurgia Geral do HUWC), Dra. Cláudia Regina Fernandes (anestesiologista), Dr. Naeff Alves Souza (residente de Anestesiologia), Maria Rosângela Melo (auxiliar de Anestesiologia), Enfª Luciana Oliveira (coordenadora do Bloco Cirúrgico), Enfª Cinthia Steche (enfermeira neonatal), Cristiane Pastor (instrumentadora cirúrgica) e Osmarina Martins (técnica de enfermagem). Embora não estivesse presente nesse procedimento, é também membro da equipe o cirurgião pediátrico Caetano Porfírio.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.