Procurar no portal

Livro "Emergências Psiquiátricas" será lançado hoje (13), na Reitoria

Imagem: Capa do livro "Emergências Psiquiátricas"As emergências psiquiátricas são um problema de saúde pública. Nas últimas duas décadas, após a reforma psiquiátrica, tais quadros são atendidos mais comumente nos serviços de emergência dos hospitais gerais. Uma obra de referência nessa área será lançada hoje (13), às 20h, na Reitoria da UFC. O livro Emergências psiquiátricas (333 p., Artmed Editora) foi organizado pelos médicos e professores André Férrer Carvalho, da UFC, e João Quevedo, da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Os 18 capítulos têm como autores renomados especialistas do Brasil e do exterior. Trata-se da terceira edição da obra, que teve seu conteúdo revisto e atualizado. "Os conhecimentos nela presente certamente têm fornecido informações valiosas aos diversos profissionais de saúde que lidam em sua prática com esses quadros complexos", diz o Prof. André Carvalho.

A publicação é de grande valia para médicos e demais profissionais de saúde que atuam em emergências. O Prof. André ressalta que muitos se deparam com casos como os de pacientes agitados e/ou agressivos ou ainda aqueles com risco de tentativa de suicídio, e alguns profissionais sentem-se inseguros para tratar tais quadros.

Além do mais, é comum pacientes com transtornos mentais sofrerem de estigma considerável. Por vezes, aspectos éticos e médico-legais são importantes, como no caso das internações compulsórias.

OS ORGANIZADORES - João Quevedo é professor titular de Psiquiatria da Universidade do Extremo Sul Catarinense, pesquisador IA do CNPq, autor de centenas de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Dirige o Instituto Mente & Cérebro.

Já André Férrer Carvalho é professor adjunto de Psiquiatria da UFC, pesquisador nível II do CNPq, autor de dezenas de artigos e livros em âmbito nacional e internacional. É diretor do Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria da UFC. Tem interesse científico na área de transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar). Colabora ativamente com pesquisadores renomados do Brasil, Canadá, Hungria, Espanha, Grécia, Austrália e Estados Unidos em pesquisas científicas. 

Fonte: Prof. André F. Carvalho, da Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3261 7227

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300