Comitiva da Universidade Eövös Loránd, da Hungria, é recebida na Reitoria

Imagem: A comitiva húngara foi recebida pelo Prof. Henry CamposComitiva da Universidade Eövös Loránd, de Budapeste (Hungria), foi recebida na manhã desta sexta-feira (1º) pelo Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos. A missão húngara, liderada pelo Reitor Mézeu Barna, está no Brasil para estreitar relações com universidades visando a uma maior participação de alunos brasileiros em programas de intercâmbio, como o Ciência sem Fronteiras. O encontro na UFC serviu, também, para abrir a possibilidade de convênios mais amplos entre as duas instituições de ensino.

O Prof. Henry Campos fez uma apresentação sobre a UFC para os visitantes e falou do interesse da instituição em receber material de divulgação com mais informações sobre a universidade húngara. A intenção é disponibilizá-las para alunos que participarão da próxima chamada do programa Ciência sem Fronteiras.

De acordo com dados apresentados pelo Reitor Mézeu Barna, 430 brasileiros estudam em universidades da Hungria hoje. Destes, 41 estão na Eövös Loránd, sendo um deles oriundo da UFC: Ernane Paixão Aguiar, do Curso de Computação. Ele faz parte da primeira turma de brasileiros que foi à Hungria pelo Ciência sem Fronteiras.

Para aumentar o intercâmbio de alunos brasileiros em instituições húngaras, o Prof. Henry Campus lembrou ao Reitor Mézeu Barna a importância de um contato com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que entre suas funções está a de conceder bolsas para alunos de pós-graduação no País e exterior.

Ainda não existe nenhum convênio formalizado entre a UFC e a Eövos Loránd, mas como foi demonstrado interesse de ambas as partes, o Vice-Reitor se dispôs a enviar modelos de convênios mais amplos que permitam intercâmbios e cooperações envolvendo tanto docentes como estudantes.

O Prof. Henry Campos ressaltou que o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, é, atualmente, o Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Coincidentemente, o Reitor Mézeu Barna também é dirigente de entidade similar na Hungria.

Ao final da reunião, o Reitor Mézeu Barna avaliou o encontro como muito positivo: "Recebemos informações detalhadas que vão ajudar a formular projetos", disse. Aproveitou para fazer um convite ao Prof. Henry, extensivo ao Reitor, para uma visita à Hungria, "não só a Budapeste, mas a nossa universidade", brincou. Ele presenteou a UFC com um livro com informações históricas e atuais da instituição que dirige e souvernirs – mais pessoais – para o Reitor e o Vice. O Prof. Henry entregou aos membros da comitiva publicações da UFC.

Além do Reitor Mézeu Barna, a comitiva foi integrada pelo Pró-Reitor de Informática, Gergó Lajos; Pró-Reitora de Ciências Naturais, Horvath Erzsebét; Pró-Reitor de Relações Internacionais da Faculdade de Letras, Pál Ferenc; gerente do Gabinete do Reitor, Gosztonyi Gérgely; diretor de Relações Internacionais, Bélik Marton.

Acompanharam a comitiva o professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), István Major, e a professora cearense Fádina Major, que já lecionou na Universidade Eövos Loránd. Participaram do encontro o assessor especial do Reitor, Edmar da Silva Ribeiro, e o chefe de Gabinete, José Maria Andrade.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7306