"Um Computador por Aluno" comemora três anos com seminário nos dias 7 e 8

Imagem: Criança mostra laptop doado pelo projeto Um Computador por Aluno, por meio do qual objetos de aprendizagem são usados na prática pedagógica (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)O projeto Um Computador Por Aluno, ação do Governo Federal que visa promover a inclusão digital dos alunos das escolas públicas do País, completa três anos de atuação no Ceará realizando mais um evento com gestores, professores e multiplicadores das instituições participantes do Estado. O II Seminário UCA CE, realizado pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), da UFC, acontece na quinta e sexta-feira (7 e 8), das 8h às 17h, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Messejana).

Com o objetivo de promover a troca de informações e conhecimentos gerados pelas escolas cearenses participantes do projeto, o evento amplia a discussão sobre tecnologia e utilização de recursos educacionais digitais na prática pedagógica. Haverá apresentação de relatos de experiências, oficinas, palestra e apresentação de painéis de modo a divulgar as práticas pedagógicas apoiadas pelo laptop educacional nas escolas cearenses.

O projeto UCA possibilita a cerca de quatro mil crianças e adolescentes utilizar as tecnologias digitais fora dos Laboratórios de Informática Educativa (LIE), em modelo conhecido como "um para um", que permite manter os recursos midiáticos e tecnológicos sempre à disposição dos alunos, professores e gestores. Entre as participantes, nove escolas, em oito municípios cearenses (Fortaleza, Barreira, Iguatu, Crato, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Jijoca de Jericoacoara), mantêm-se desde seu lançamento, em 2010.

Para o coordenador pedagógico do projeto no Ceará, Prof. José Aires de Castro Filho, a avaliação nestes três anos é bastante positiva. "O UCA no Ceará é referência para modelos de utilização de tecnologia na escola. Entre seus aspectos inovadores, destaco a implantação de forma sistêmica (em toda a escola). Esse envolvimento de toda a comunidade escolar (professores, gestores e alunos) permitiu uma melhor integração da tecnologia em todas as atividades da escola. Além disso, a portabilidade e a mobilidade do laptop possibilitaram que ele fosse usado em espaços diferentes da sala de aula, como laboratórios, pátio e em aulas de campo, bem como em tempos diversos (aula, recreio, contraturno), ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos", comenta.

Durante o evento, será lançado documentário que relata experiências acontecidas nas escolas e depoimentos dos participantes do projeto (alunos, professores, gestores, formadores e coordenadores). O evento é direcionado a convidados e escolas participantes do UCA. A programação completa pode ser acessada no site do Seminário.

Fonte: Prof. José Aires de Castro Filho, do Instituto Universidade Virtual/UFC Virtual – fone: 85 3366 9457