Procurar no portal

Palestras marcam 20 anos da Pós-Graduação em Linguística e lançamento da Pós em Tradução

O Centro de Humanidades da UFC realiza, até a próxima quinta-feira (7), Ciclo de Palestras com o tradutor, escritor e diplomata búlgaro Rumen Stoyanov,  da Universidade São Clemente Ohridski, de Sofia, Bulgária. O evento faz parte do lançamento da Pós-Graduação em Estudos da Tradução e das comemorações dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). A programação começa hoje (4) com a palestra "Palavras brasileiras encontradas na língua búlgara", que será realizada das 18h às 19h30min, no Auditório José Albano (Centro de Humanidades 1, ao lado do Curso de Letras).

Logo em seguida, haverá lançamento do livro de poesias Ciclo Brasileiro, da poetisa búlgara Elisaveta Bagriana, traduzido pela Profª Maria da Guia Silva Lima, docente aposentada do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do Centro de Ciências da UFC. Trata-se da primeira tradução completa do mencionado ciclo poético, em língua portuguesa, de uma das maiores poetisas da Bulgária, traduzida em cerca de 30 línguas e já indicada para o Prêmio Nobel de Literatura. Os 10 poemas são inspirados em motivos brasileiros e foram originados de uma visita da poetisa ao Brasil como participante do Pen Club, em 1960. A obra será apresentada pelo Prof. Rumen Stoyanov.

Stoyanov nasceu em 1941 em Dragonov (Bulgária) e é formado em letras hispano-americanas pela Universidade de Havana. Trabalhou, por muito tempo, como tradutor do português e do espanhol para o búlgaro. São de sua autoria as traduções de muitas obras da literatura brasileira publicadas em seu país, dentre elas Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Por sua atuação no pensamento literário, como ponte cultural entre a América Latina e a Europa, Stoyanov recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília.

PROGRAMAÇÃO – Na terça-feira (5), no mesmo auditório, entre 18h30min e 20h30min, será proferida a palestra "Graciliano Ramos e a Bulgária". Na quarta e quinta-feira (6 e 7), Stoyanov ministra minicurso dividido em dois temas: "Literatura Brasileira na Bulgária" e "Literatura Búlgara no Brasil", das 9h às 12h, na sala 5 do Bloco Tupinambá (coordenação geral das Casas de Cultura). Ainda na quarta-feira, haverá a palestra "O Brasil na Bulgária e a Bulgária no Brasil", entre 18h30min e 20h30min, no Auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades 2).

Fonte: Profª Maria Elias Soares, da Pós-Graduação em Linguística – fone: 85 3366 7626

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300