Pela primeira vez, alunos de Oceanografia acompanham expedição em navio da Marinha

Imagem: A equipe embarcou, no último dia 22 de outubro, no porto da Marinha do Brasil em Niterói (Foto: Divulgação)Dez alunos do Curso de Oceanografia do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da UFC, participam de expedição no Navio Oceanográfico Cruzeiro do Sul da Marinha do Brasil, que realiza atividades do Programa Pirata estudos em alto mar. "Esta é a primeira turma de Oceanografia da UFC que embarca pela Marinha e é natural que a expectativa dos alunos seja grande", afirma a Profª Oziléa Bezerra Menezes, supervisora de embarque do Labomar. A previsão é de que o grupo retorne no dia 11 de novembro.

O grupo embarcou no último dia 22 de outubro no porto da Marinha do Brasil, da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), em Niterói (RJ). Durante a expedição serão realizadas as seguintes atividades: aquisição de dados batimétricos, para cálculo da profundidade do mar e conhecimento do relevo para elaboração de mapas náuticos; coleta de dados de parâmetros físico-químicos com CTD (Conductivity, Temperature and Depth), sonda que registra a temperatura e a salinidade da água do mar em cada profundidade.

Também será feita coleta e análise química da água do mar em laboratório; coleta de dados com ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler), instrumento que mede a direção e a velocidade das correntes oceânicas; e lançamento de sondas batitermográficas (XBT). "A cada lançamento de XBT são obtidos perfis de temperatura em função da profundidade", explica a professora.

Imagem: O Cruzeiro do Sul é o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem à constelação (Foto: Divulgação/Marinha)A Profª Oziléa afirma que "a Marinha do Brasil oferece, no âmbito da Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar), vagas para embarque de alunos de Oceanografia do Brasil, de forma a auxiliar na formação prática desses alunos".

Os alunos de Oceanografia precisam cumprir 100 horas embarcados como parte do currículo acadêmico. "Os que embarcaram foram os alunos que que ainda não completaram as horas de embarque necessárias para a formação acadêmica, e são concludentes". Ao retornar, eles apresentarão relatório das atividades.

Os alunos que estão embarcados são Marcielly Freitas Bezerra, Guilherme Rodrigues Farias, Natália Paiva Castro, Francisco Thiago Franca Parente, Nívia Maria Oliveira Santos, Pedro Henrique Lima Silva Morais, Suzana Sales Ribeiro, Ilanna de Souza Rego, Jose Gabriel Barbosa Neto e Carlos Eduardo Castro Jorge Camelo.

PIRATA – O Prof. Antonio Geraldo Ferreira, vice-coordenador do Curso de Oceanografia, representa o Labomar no Comitê Pirate-Brasil, desde 2010. Antes, integrava o Comitê como Chefe do Departamento de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Ele explica que o Pirata (Pilot Research Moored Array in the Tropical Atlantic) é um programa criado em 1995, em Fortaleza, por um grupo de cientistas envolvidos nas atividades do programa Clivar (Climate Variability and Predictability Program), e tem o objetivo de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera que sejam relevantes para o entendimento das variações climáticas na região do Atlântico Tropical.

É realizado no âmbito de uma cooperação internacional entre o Brasil, a França e os Estados Unidos. O Pirata foi concebido para instalar uma rede de bóias oceanográficas no Atlântico Tropical para a coleta de dados do oceano e da atmosfera. Os dados ajudam a entender os impactos na variabilidade climática regional, principalmente da região nordeste do Brasil, em escalas sazonais, anuais ou de períodos mais longos (décadas).

Fontes: Profª Maria Oziléa Bezerra Menezes, Laboratório de Oceanografia Física do Labomar – fone: 85 3366 7000 / Prof. Antonio Geraldo Ferreira, vice-coordenador do Curso de Oceanografia – fones: 85 3366 7005 / 3366 7020 / 3366 7021