Em novembro, Cine Refluxus debate "Direção de Atores"; próxima sessão será dia 28

Imagem: Cena do filme "Marat/Sade", exibido neste mês pelo Cine Refluxus (Imagem: Divulgação)O Cine Refluxus, projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, exibiu nessa quinta-feira (7), às 14h, no Cine Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica), o primeiro filme de sua programação para o mês de novembro: Marat/Sade (1967), do diretor britânico Peter Brook.

Baseado em obra teatral de Peter Weiss, o filme mostra o Marquês de Sade nos últimos anos de vida, internado em um asilo onde encena peças de teatro para os loucos; no caso, "O assassinato de Marat". Mas a situação sai de controle e inicia-se uma revolta na instituição. Após a sessão, haverá debate com o Prof. Tiago Fortes, do Curso de Teatro da UFC.

Em novembro, o Cine Refluxus se dedica à reflexão sobre "Direção de Atores", tendo sido selecionados filmes com diferentes propostas estéticas. Completam a programação:

14/11 – Mais um ano (2010), de Mike Leigh. Sinopse: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Através do tempo, acompanhamos a vida de Tom (Jimm Broadbent) e Gerri (Ruth Sheen), casal de meia-idade que vive feliz. Os amigos e parentes que os cercam, porém, não parecem ter a mesma sorte que eles. No período de auxílio que oferecem aos amigos, o casal também vai se mostrando aos poucos. Convidado: Prof. Diego Hoefel, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC.

28/11 – Crime delicado (2005), de Beto Brant. Sinopse: Antônio (Marco Ricca) é um crítico teatral dedicado à carreira e muito respeitado que conhece a atraente Inês (Lilian Taublib) num bar e descobre o relacionamento dela com um pintor mais velho, José Torres Campana (Felipe Ehrenberg). Essa relação desperta no crítico um ciúme cada vez mais obsessivo. Convidada: Profª Walmeri Ribeiro, do Curso de Cinema e Audiovisual.

Quem assistir aos filmes e participar dos debates receberá certificado de quatro horas de atividades complementares (é preciso preencher ficha com nome completo e e-mail). Mais informações podem ser obtidas no site do Cine Refluxus ou pelo Facebook do projeto.

Fonte: Profª Daniela Dumaresq, coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual – fone: 85 3252 2041 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.