Concedido título de Professor Emérito ao matemático Lucas Marques Barbosa

Imagem: O Prof. Lucas Barbosa recebe o título de Emérito das mãos do Reitor Jesualdo Farias (Foto: Rafael Cavalcante)Criado para homenagear os mestres que atingiram alto grau de projeção no exercício da atividade acadêmica, o título de Professor Emérito da UFC é outorgado "de forma rigorosa e parcimoniosa, observando-se critérios cuidadosos e um necessário protocolo", destacou o Reitor Jesualdo Farias ao saudar o mais recente homenageado com a honraria, o Prof. João Lucas Marques Barbosa, do Departamento de Matemática.

A solenidade ocorreu na noite do último dia 6, no auditório da Reitoria, como parte das comemorações dos 40 anos de fundação do Centro de Ciências da UFC. "O título se torna, de fato, um reconhecimento à relevância e magnitude da produção daqueles que se destacam em nosso quadro docente", complementou o Reitor.

Escolhido para fazer a saudação ao homenageado, o Prof. Jorge Herbert Lira, "ao conferir ao Prof. João Lucas Barbosa a condição de Emérito, a UFC restitui o sentido pleno do título, lembrando às gerações atuais e futuras de professores o que o resume: a excelência em todas as dimensões do ensino, da pesquisa, da gestão científica e, sobretudo, o legado imorredouro de um centro de pesquisa sólido e renomado".

Imagem: O homenageado chegou ao auditório da Reitoria ao som do quarteto Alegretto (Foto: Rafael Cavalcante)O ato solene foi presidido pelo Reitor Jesualdo Farias, que solicitou ao Vice-Reitor, Henry Campos, e à Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone Borges, que acompanhassem o Prof. Lucas em sua entrada ao auditório, ao som de melodias executadas pelo quarteto Alegretto.

"Esta noite somos todos agraciados na qualidade de testemunhas de um marco na história da Universidade", assegurou o orador Jorge Lira, acrescentando que a titulação do Prof. João Lucas "expressa o reconhecimento de uma inigualável trajetória científica, iniciada a alguns metros daqui, em 1965, no então Instituto de Matemática".

E prosseguiu: "Trajetória que, como excelente geômetra, desenhou ao longo de seus 47 anos de magistério, com precisão e elegância, passando pelas mais distinguidas instituições de pesquisa em diversos continentes".

Lembrou o Prof. Lira que Lucas Barbosa fez parte da primeira turma do Mestrado em Matemática da UFC e citou seu doutorado feito na Universidade da Califórnia (EUA) – sob  orientação do matemático chinês Shiing-Shen Chern –, seguido de estágio de pós-doutorado em Stanford (EUA) e no Instituto de Matemática Pura e Aplicada. O artigo resultante da tese de Lucas Barbosa é uma “das três contribuições ao problema não trivial de existência de imersões mínimas da esfera, citadas pelo próprio Chern, em seu livro sobre fundamentos e avanços da Geometria Diferencial”.

Fazendo-se retrospectiva do trabalho do Prof. Lucas, "se percebe como suas contribuições matemáticas conferiram às técnicas analíticas em Geometria Diferencial o lugar de destaque que ocupam atualmente com o triunfo da Análise Geométrica", acrescentou.

Finalizando suas palavras, o Prof. Lira  afirmou que, "em um movimento allegro, Lucas demonstrou este ano, retomando a célebre parceria com Manfredo do Carmo, um teorema que, por seu apelo estético e por ser síntese de três décadas de teoria, deverá certamente figurar nos livros-texto de Geometria Diferencial deste novo século, ao lado dos teoremas de Meusnier, Euler, Gauss e Chern, os quais ele começou a desvelar, bem aqui ao lado, nas tardes quentes do Ceará".

Imagem: O auditório da Reitoria ficou lotado durante a homenagem ao matemático da UFC (Foto: Rafael Cavalcante)Admitindo estar feliz pela aceitação de seu nome para receber a honraria, o Prof. Lucas Barbosa agradeceu aos colegas do Departamento de Matemática que tomaram a iniciativa de fazer a indicação. Disse que se perguntava os motivos da aceitação e chegou à conclusão de que se deve à sua dedicação de muitas décadas ao ensino. "Fiz tudo para que meus alunos descobrissem a beleza da matemática. Nunca achei que havia turma difícil ou turma perdida", confessou.

Relembrou os tempos de sua graduação, na década de 1960, quando além dos problemas matemáticos se discutia o momento pelo qual o País atravessava – reforma agrária, situação econômica, repressão, luta campesina. Ao final, demonstrou sua gratidão à família, citando a primeira esposa, a socióloga e professora Maria Cira de Melo Jorge Barbosa (já falecida), e a atual, Francisca Maria Ferreira Braga, bem como os filhos, enteados e neto. João Lucas Marques Barbosa nasceu em 9 de abril de 1943, é filho único de Aída e Raimundo Lucas Barbosa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331