Gilmar de Carvalho lança hoje "O Ceará do Ednardo", às 19h

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias agradeceu a Gilmar de Carvalho em seu gabineteO professor, pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho foi recebido na manhã do último dia 7 pelo Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, que o convidou para agradecer pela doação de livros de autoria sua e de outros, fotos, reportagens e documentos do arquivo pessoal para o Acervo do Escritor Cearense. O Acervo criado e coordenado pela Profª Neuma Cavalcante é mantido no segundo andar da Biblioteca de Ciências Humanas, no Centro de Humanidades I, no Campus do Benfica, em Fortaleza.

No encontro, do qual participou também o Diretor da Biblioteca Universitária, Jonatan Soares, o Reitor ressaltou que fez o convite a audiência com Gilmar para agradecer pessoalmente porque não pôde estar presente à solenidade oficial de entrega, ocorrida no último dia 31. Para o Reitor, a doação foi um "gesto de generosidade" de Gilmar, um dos maiores pesquisadores da cultura popular no país. O Prof. Jesualdo fez questão de agradecer pelo carinho demonstrado por Gilmar, já aposentado, de continuar contribuindo sempre com a Universidade.

Gilmar disse esperar que sua decisão venha desencadear outras doações. Para ele, arquivos da natureza do seu, não devem só ficar guardados, "precisam continuar vivos, gerando estudos e pesquisas". Gilmar acompanha o trabalho da Profª Neuma Cavalcante desde o início e falou da importância de o Acervo do Escritor Cearense contar hoje com arquivos dos escritores Moreira Campos, Natércia Campos e Antônio Girão Barroso. "O de Moreira Campos já foi fonte para pesquisas de mestrado e doutorado", enfatizou.

Os impactos positivos da doação do acervo de Gilmar de Carvalho para a UFC foram citados por Jonatan Soares, que também elogiou a generosidade do escritor. Segundo Jonatan, a doação fortalece a ideia de ser a biblioteca um local para resgatar e preservar obras e documentos, tornando-se um local vivo, de estudo, e não só um lugar para "emprestar livros".

Tanto Gilmar como Jonatan expuseram para o Reitor a necessidade de ampliar e adequar o espaço do Acervo do Escritor Cearense. Para tanto, o Reitor já agendou uma reunião com Jonatan, para a segunda quinzena de dezembro, para tratarem do assunto. Na visão de Gilmar, espaços semelhantes podem ser criados nas bibliotecas de outros campi da UFC para abrigar a produção de pesquisadores de outras áreas das Ciências, não apenas da Literatura.

LANÇAMENTO NO MAUC – Ao final do encontro, Gilmar de Carvalho presenteou o Reitor Jesualdo com um exemplar de seu novo livro O Ceará do Ednardo (2013, 92p. R$ 20,00, Editora Expressão Gráfica), que será lançado nesta terça-feira (12), das 17h30 às 19h, no Museu de Arte da UFC (MAUC). No livro, ilustrado com fotos de Francisco Sousa, Gilmar apresenta um estudo sobre a apropriação das tradições e da história do Ceará feita pelo cantor e compositor Ednardo e expressas nas letras de suas canções. Maracatu, bumba meu boi, pastoril, Padaria Espiritual, Bárbara de Alencar, Iracema são elementos inspiradores na obra de Ednardo.

O texto que originou o livro foi escrito em 1984 e publicado por Gilmar na Revista de Comunicação Social, do Curso de Comunicação Social da UFC. Para esta edição, o autor revisou, atualizou, ampliou e contou com as ilustrações de Francisco Sousa. A diagramação e capa são de Narcélio Lopes e a empresa Guanabara arcou com os custos da impressão.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7306