Reitor da UFC teve dia de audiências sobre a Ebserh com diversos segmentos da UFC

Imagem: Pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas conheceram a proposta de contrato a ser assinado (Foto: Rafael Cavalcante)O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, dedicou a última quinta-feira (7) a uma série de audiências sobre a adesão do Complexo Hospitalar da UFC à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Das 10h às 19h, o Reitor apresentou a diversos setores da comunidade acadêmica os detalhes do contrato que deverá ser firmado entre a UFC e a Ebserh: pela manhã, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e membros do Conselho dos Hospitais Universitários; à tarde, representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Ao final dos encontros, o Prof. Jesualdo Farias destacou que, logo após a publicação da medida provisória de criação da Ebserh, em janeiro de 2011, várias reuniões têm sido realizadas para discutir o projeto da empresa. Antes da assinatura do contrato entre a Ebserh e a UFC, o documento será apresentado na próxima reunião do Conselho Universitário (Consuni), que acontecerá até o fim do mês.

Imagem: Membros do Conselho dos Hospitais Universitários debateram o modelo de possível contrato da UFC com a Ebserh (Foto: Ribamar Neto)"Embora não seja obrigatório que o contrato seja levado ao Consuni, por uma questão de ampliar o debate, de transparência, para difundir a informação, estamos nesse momento completando a etapa de discussão, apresentando a proposta final do contrato, que levou aproximadamente um ano para ser consolidada, depois de várias sugestões de diversas universidades", ressaltou o Reitor.

O Conselho Administrativo da Ebserh aprovou a liberação do contrato que será assinado com as unidades do Complexo Hospitalar da UFC – o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) – em reunião no último dia 30 de outubro, depois que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deu parecer favorável à composição do quadro de pessoal proposto para os dois hospitais universitários.

Imagem: Empresa é vinculada ao MECO QUE É - A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela gestão do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Essa estatal atuará no sentido de modernizar a gestão das unidades de saúde, mantendo a prestação de serviços exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Tal garantia está expressa na lei de criação da Ebserh (Lei nº 12.550/2011).

Com a futura adesão, ficará mantida a autonomia da UFC sobre a gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no HUWC e na MEAC. De acordo com seu estatuto social, a Ebserh, no exercício de suas atividades, estará orientada pelas políticas acadêmicas definidas pelas instituições de ensino com as quais estabelece contrato de prestação de serviços, como a UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331