Semana de Música Percussiva da UFC inicia inscrições gratuitas

Imagem: Iniciativa do evento é do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (Foto: Divulgação)Se você gosta e tem ou não conhecimentos de música pode se inscrever para as oficinas e outras atividades da III Semana de Música Percussiva (Semup) da UFC. O evento é promovido pelo Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC) e acontecerá nesta semana (dias 14, 15 e 16), pela manhã e à tarde, no Curso de Música, do Instituto de Arte e Cultura da UFC, no Campus do Pici. As inscrições são feitas no site do evento ou presencialmente, no Curso de Música, das 10h às 12h.

A intenção dos organizadores é "realizar um encontro de saberes e práticas sobre o fazer criativo e cultural da música percussiva brasileira no contexto escolar, da Universidade e das manifestações da cultura popular".

Palestras, oficinas e apresentações musicais estão no programa. Estão programados shows com os grupos Oré Anacã, Casa Caiada, Encordoados, Lemus e Sanfonas, todos da UFC, e outros da capital – Piatã, Maracatu Nação Fortaleza, Caravana Cultural – e interior Tambauê (Guaiúba) e Marimbas (Maracanaú).

A abertura da semana será com palestra da pesquisadora e professora  Carmem Maria Saenz Coopat, da Universidade Federal do Cariri (Ufca). Ela falará sobre "O encontro de saberes na produção inclusiva do conhecimento" e será destaque também no seminário sobre "Estudos organológicos dos instrumentos da percussão afro-americana".

Além de Carmen Saenz, também foram convidados para a semana, que terá aulas interativas (com práticas percussivas), o babalorisa Thomaz Ragazzi, o percussionista Marcello Santos e o mestre de cultura Descartes Gadelha. As oficinas oferecidas são de Time Lime (leitura para a percussão), Pandeiro, Percuteria, Percussão Corporal, Tamborim, Bateria e Peças Percussivas.

Fontes: Catherine Furtado, Alba Montenegro e Ricardo Wesley, da Comissão Organizadora – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.