Cine Freud exibirá "Kinsey" e "Na Estrada" na programação de novembro

Imagem: Cena do filme "Kinsey"O Cine Freud, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise do Departamento de Psicologia da UFC, prossegue em novembro (dias 13 e 27) com sua principal atividade: exibição periódica de filmes, seguidos de debate com psicanalistas convidados. As sessões acontecem às 14h na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Avenida da Universidade, 2591). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela Internet.

Nesta quarta-feira (13), será exibido o filme Kinsey – vamos falar de sexo (Alemanha e EUA / 2004 / 118 min / direção: Bill Condon). O filme retrata o trabalho do cientista Alfred Kinsey (interpretado por Liam Nielson), pioneiro na área da sexologia. Em 1948, Kinsey publicou o livro O comportamento sexual do homem após ter feito pesquisa sobre os hábitos sexuais de uma sociedade conservadora. Os palestrantes são os psicanalistas Henrique Riedel e Eduardo Taveira.

No dia 27, o filme em exibição será Na estrada (On the road / França, Reino Unido, EUA, Brasil e Canadá / 2012 / 137 min / direção: Walter Salles). No enredo, Sal Paradise (Sam Riley), jovem escritor, conhece Dean Moriarty (Garrett Hedlund) e sua parceira, Marylou (Kristen Stewart), após o falecimento de seu pai. Com eles, inicia uma viagem pelo interior, vivendo de forma simples e conhecendo pessoas que mudarão o curso de suas jornadas. A palestrante convidada é Caciana Linhares.

A organização do Cine Freud informa que na quarta-feira (20) seria exibido o filme A época da inocência, mas devido à realização de programação do Festival UFC de Cultura, na Casa Amarela, o longa será exibido na programação de 2014.

O projeto Cine Freud é organizado, atualmente, pelos alunos Mauro Reis, Cibele Vasconcelos, Ana Carolina Bittencourt, Ingrid Sampaio, Kyara Cintya e Telma Parente, do curso de Psicologia, sob coordenação dos Professores Orlando Cruxên e Laéria Fontenele.

Fonte: Cine Freud, Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727