"O Quinze", de Rachel de Queiroz, ganha edição português-alemão comentada

Imagem: Edição autografada de "O Quinze", de Rachel de Queiroz para Ingrid Schwamborn (Foto: Rafael Cavalcante)Das Jahr 15 – die grosse Dürr (O Ano 15 – A Grande Seca) é o título da versão bilíngue alemão-português do clássico da literatura brasileira O quinze, de Rachel de Queiroz, a ser lançada até o início de 2014. A edição especial, baseada no original de 1930, sairá numa parceria entre as Edições UFC, da Universidade Federal do Ceará, a Academia Cearense de Letras, Associação Brasileira de Bibliófilos e Editora Tatu Bola.

A ideia da edição especial foi apresentada pela Profª Maria Elias Soares, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, à Profª Ingrid Schwamborn, responsável pela primeira tradução de O quinze para o alemão, em 1978. As duas, com o presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, trabalham na organização da obra.

O livro contará com apresentações do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, do Coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Tito Lívio Cruz Romão, da irmã de Rachel, Maria Luiza de Queiroz, e da escritora cearense Ana Miranda. A edição é enriquecida com uma série de ensaios de estudiosos da obra de Rachel. Entre os brasileiros, colaboram Alexandre Martins, Fernanda Coutinho, Italo Gurgel, Keila Vieira, Lourdinha Leite Barbosa, Maria Elias Soares, Sânzio de Azevedo e Teoberto Landim.

Da Alemanha, publicarão ensaios os professores Helmut Siepmann e Claudius Armbruster, da Universidade de Colônia (Alemanha), além da própria Ingrid Schwamborn.

Imagem: Ingrid Schwamborn com manuscritos de Rachel de Queiroz (Foto: Rafael Cavalcante)Nas 400 páginas, também constarão ilustrações e fotos do acervo de Rachel que, em 2007, foi doado por sua irmã Maria Luiza, sendo uma parte para o bibliófilo José Augusto Bezerra e outra para o Instituto Moreira Salles, do Rio de Janeiro. Também estão previstos anexos com poesias de Rachel, cronologia de sua vida e obra, bibliografia, índice onomástico, dentre outras informações.

INSTITUTO RACHEL DE QUEIROZ – A nova edição é uma iniciativa que se insere nas ações do Instituto Rachel de Queiroz, criado em maio do ano passado para incentivar o intercâmbio acadêmico entre a UFC e a Universidade de Colônia. O Instituto visa envolver alunos e professores para fomentar pesquisas sobre o nordeste brasileiro. Da parte da UFC, estão envolvidos o Departamento de Letras e o de Literatura e, da parte da Alemanha, o Instituto Brasil-Portugal, da Universidade de Colônia.

Fontes: Professoras Maria Elias Soares e Ingrid Schwamborn – fone: 85 3366 7627