Biblioteca Universitária disponibiliza on-line coleção de normas técnicas da ABNT

Imagem: Normas da ABNT são exigidas na produção de trabalhos acadêmicos (Foto: Renato Araujo/ABr)A UFC disponibiliza, para alunos, professores e servidores técnico-administrativos, um novo serviço na página da Biblioteca Universitária: ABNT Coleção, fornecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Pela Internet, a comunidade acadêmica da UFC pode consultar mais de 9.000 normas técnicas brasileiras e do Mercosul. O texto é completo, as normas são atualizadas automaticamente e disponíveis 24 horas por dia.

A direção da Biblioteca informa que o serviço permite, exclusivamente, a visualização das normas e pode ser acessado nos computadores da UFC ou a partir de qualquer ponto da Internet, através da configuração do servidor proxy. Para usar, o interessado deve informar o número do CPF e a senha do SIGAA/SIGPRH (saiba como aqui). Como requisito para a visualização é preciso ter o Java atualizado.

SAIBA MAIS – As normas técnicas são resultado do trabalho de comitês de estudo em diversas áreas do conhecimento, formados por representantes dos setores envolvidos como, por exemplo, Construção Civil, Eletricidade, Responsabilidade Social, Informação e Documentação, Nanotecnologia, Informática em Saúde, Qualidade, Acessibilidade e Petróleo, dentre outras. A norma mais pesquisada, segundo a ABNT, é a 6023:2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração, que trata sobre os elementos a serem incluídos em referências de material utilizado para a produção de documentos.

Fonte: Francisco Jonatan Soares, diretor da Biblioteca Universitária – fone: 85 3366 9507