UFC recebe pesquisadores estrangeiros por meio de bolsas do Ciência sem Fronteiras

A UFC receberá duas bolsas para pesquisadores estrangeiros por meio de chamada do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O resultado do segundo cronograma da seleção para bolsas Atração de Jovens Talentos (BJT) e Pesquisador Visitante Especial (PVE) foi divulgado no início de novembro. No total, foram contemplados 91 candidatos para os programas, que incentivam a atração de pesquisadores renomados, líderes de grupos de pesquisa no exterior e jovens cientistas para o Brasil.

Imagem: Profª Susana LoureiroA Profª Susana Patrícia Mendes Loureiro, da Universidade de Aveiro, em Portugal, participará como bolsista PVE do projeto "Contaminação ascendente em ecossistemas marinhos – desenvolvimento de um modelo de avaliação do fluxo de xenobióticos em diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar", do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). O total de recursos a serem disponibilizados é de R$ 355.116,59.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação do Labomar, Prof. Tito Monteiro da Cruz Lotufo, a vinda da Profª Susana Loureiro representa mais um passo na consolidação da excelência do Labomar e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, ressaltando o alto grau de internacionalização do Programa.
"Além disso, aprofunda ainda mais os vínculos já estabelecidos com a Universidade de Aveiro, em uma colaboração extremamente produtiva que vem ocorrendo há mais de cinco anos. O intercâmbio de experiências e a implantação de novos métodos trarão avanços importantes para área da ecotoxicologia no Brasil", afirma.

O outro bolsista PVE é Luis Jose Alias Linares, professor da Universidade de Murcia, na Espanha. Ele participará do projeto "Métodos de Análise Geométrica em Problemas de Curvatura Prescrita", do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PGMAT).

De acordo com o coordenador do PGMAT, Prof. Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira, o PVE tem importância fundamental na consolidação da excelência acadêmica dos programas de pós-graduação da UFC. "Viabilizar visitas periódicas de pesquisadores internacionais renomados, objetivo do programa, beneficia toda a esfera científico-acadêmica de nossa pós-graduação", destaca.

Ainda segundo o Prof. Eduardo, o PGMAT da UFC teve projetos contemplados em todas as edições do edital PVE até o momento. "Portanto, o Prof. Luis Alias Linares é o terceiro PVE que nossa pós-graduação orgulhosamente consegue atrair a Fortaleza para conduzir projetos de pesquisa do mais alto padrão internacional de qualidade", comemora.

BOLSAS – Com a oferta da bolsa Pesquisador Visitante Especial, são apoiados financeiramente projetos de pesquisa que visam, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, da tecnologia e da inovação. O pesquisador indicado recebe bolsa de R$ 14 mil para desenvolver projetos de dois a três anos no Brasil.

O CsF atrai também jovens cientistas ao Brasil, principalmente brasileiros, por meio da concessão da Bolsa Jovens Talentos. O objetivo é estimular a fixação, no Brasil, de jovens pesquisadores de talento, residentes no exterior, com destacada produção científica ou tecnológica nas áreas contempladas do Programa. Aos selecionados, são concedidas bolsas de até 36 meses no valor de R$ 7 mil.

Acesse os resultados de Pesquisador Visitante Especial e Atração de Jovens Talentos.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social da Capes – fone: 61 2022 6210

Com informações da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)