Enade acontece neste domingo (24); locais de prova estão disponíveis para consulta

Imagem: Os locais de prova já estão disponíveis para consulta (Foto: Wilson Dias/ABr)A edição de 2013 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ocorre neste domingo (24) e irá avaliar o desempenho dos estudantes de graduação do chamado Ciclo I, que corresponde a cursos de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Serviço Social. Na UFC, serão avaliados os cursos de Agronomia (Fortaleza e Juazeiro do Norte), Educação Física (Fortaleza), Enfermagem (Fortaleza), Farmácia (Fortaleza), Medicina (Fortaleza, Barbalha e Sobral), Odontologia (Fortaleza e Sobral) e Zootecnia (Fortaleza).

A prova terá início às 12h (horário local), mas os estudantes devem se apresentar no local às 11h15min, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia).

Os locais de prova estão disponíveis para consulta no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso à informação, o aluno deverá preencher um documento on-line "Questionário do Aluno". A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFC aconselha que estudantes preencham o documento até sexta-feira (22), dois dias antes da prova, para evitar contratempos e melhor planejar o deslocamento até o local de prova.

A Profª Socorro Sousa, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copac) da Prograd, reforça a importância da realização do exame: "Não basta assinar a lista de frequência. É fundamental que os alunos compareçam e façam efetivamente a prova, dando o seu melhor, pois ela irá medir o desempenho dele individualmente, do curso e da própria Instituição".

O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes.

A professora lembra ainda que o Enade é componente curricular obrigatório e deverá constar no histórico escolar. O estudante que se ausentar do exame sem justificativa formalizada não poderá colar grau. O índice de abstenção, bem como notas inferiores a 3 (três), podem limitar a abertura de novos campi e interferir no processo de expansão da Universidade. Os cursos com notas insatisfatórias terão que passar por renovação de reconhecimento.

O estudante pode tirar suas dúvidas sobre o Enade na seção de Perguntas Frequentes elaborada pelo Inep.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas - Copav – fone: 85 3366 9020