Seminário no Campus do Porangabuçu trata de perdas, luto e separação

O Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão em Perdas, Luto e Separação (Plus+), vinculado ao Departamento de Enfermagem da UFC, promove neste sábado (30) e domingo (1º de dezembro) o IX Seminário Plus+Denf-UFC ‒ Enfrentamento de Perdas, Processo de Luto. O evento acontecerá no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Júnior, 1222, Rodolfo Teófilo). Ainda há vagas, e pessoas interessadas podem fazer a inscrição no local. A taxa é no valor de R$ 130,00.

A programação começa às 8h, com apresentação do Plus+ e sobre a "História da morte", a cargo de integrantes do grupo, denominados "plusianos". Em seguida, a enfermeira Thamy Braga Rodrigues faz palestra sobre "Doação de órgãos" e a enfermeira e professora Ângela Maria Alves de Souza, coordenadora do Plus+, fala sobre "Abordagens psicossociais na morte".

Ainda no sábado, a partir das 13h, acontecem as palestras "Sobre a morte e o morrer – processo e aconselhamento do luto", também feita por Ângela; "SVO – considerações e funcionamento", com a médica patologista Déborah Nunes de Melo Braga; e "O profissional e a família", com a enfermeira Andreia Farias Gomes.

No domingo, a partir das 8h, a Profª Angela e equipe dos Cuidados Paliativos do Hospital Haroldo Juaçaba falam sobre "Comunicação de más notícias". As palestras seguintes são "Perdas e estresse pós-traumático", com a psicóloga Mohana Barbosa Oliveira, e "Morte e mídia", com o jornalista Nonato Albuquerque.

A coordenação do Plus+ esclarece que, as atividades do Seminário totalizarão 20 horas, sendo 15 presenciais e mais cinco não presenciais, que incluem a interpretação individual  de  filmes a serem escolhidos pelos participantes, dentre os seguintes títulos: Mar Adentro e O show deve continuar (sobre luto); Uma lição de vida e Antes de partir (sobre psico-oncologia); e As invasões bárbaras e Minha vida (sobre bioética).

SAIBA MAIS - O Plus+ está em constante atividade interna e externa. O projeto promove cursos internos de capacitação para seus componentes, proporcionando crescimento e aperfeiçoamento profissional. Os integrantes do projeto podem participar, de acordo com seu interesse, nos  três núcleos de estudo – Psico-oncologia, Suicídio e Luto. Para o público externo, além de seminários como o que vai acontecer no fim de semana, o Plus+ oferece a oportunidade de participação no Grupo de Apoio ao Luto Plus+, de assistência a pessoas que passam ou passaram por perdas.

O Grupo se reúne todas as sextas-feiras das 8h às 11h, no  Departamento de Enfermagem da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 1115, Rodolfo Teófilo), em Fortaleza. Qualquer pessoa interessada pode participar, bastando entrar em contato com o Plus+ pelo telefone (85) 3366 8457.

Fonte: Profª Ângela Maria Alves de Souza, coordenadora do Plus+ – fone: 85 3366 8457