Procurar no portal

Novo Serviço de Diagnóstico por Imagem tem equipamentos de última geração

Imagem: Equipamentos de ultrassonografia 3D e 4D e de raio-X telecomandados estão à disposição de pacientes do SUS (Foto: Jr. Panela)O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, presidiu na manhã de segunda-feira (2) a inauguração do novo Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem que funciona no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O setor recebeu o que de mais inovador existe na área: aparelho de ressonância magnética de alto campo (1,5 tesla), tomografia multi-slice 64 canais, equipamentos de ultrassonografia 3D e 4D e de raios-x telecomandados. As instalações físicas também foram reformadas e ampliadas. Com os novos equipamentos, o Serviço passa a ser o mais moderno Centro de Radiologia do Estado a atender pelo Sistema Único de Saúde.

Na solenidade, o Reitor destacou que as melhorias são mais uma etapa do plano de reestruturação dos hospitais universitários da UFC. Além de melhorar a assistência aos pacientes (na grande maioria, "pessoas mais pobres desassistidas do sistema privado de saúde"), as inovações no setor irão aperfeiçoar a formação dos futuros profissionais que ali fazem residência médica, bem como permitirão o aumento de oportunidade de pesquisas.

O Reitor falou da emoção de acompanhar os avanços do complexo hospitalar da UFC, reconhecendo que são fruto do trabalho coletivo de cada "colega professor, servidor e dos estudantes". O Hospital Universitário, que é referência em transplantes de fígado, rins, medula, pâncreas e córnea, ficará, afirma o Reitor, "mais qualificado para realizar mais exames e mais transplantes".

Lembrou ainda dos desafios referentes à gestão dos hospitais, especialmente quanto à situação de pessoal. Para solucionar questões como o déficit de servidores para atender os hospitais da UFC, o Reitor explicou que o Governo Federal criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição pública de direito privado vinculada ao Ministério da Educação, com a qual a UFC já assinou contrato, a exemplo de outros hospitais universitários do País.

Dentre as medidas já anunciadas para 2014, está a realização de concurso para a contratação de 1.920 novos profissionais. O Reitor fez questão de esclarecer que a UFC tem um ano para fazer a transição para a Ebserh e que a futura gestão será compartilhada, em nada prejudicando as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Todo o atendimento continuará sendo feito através do SUS.

Imagem: As instalações físicas do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem também foram ampliadas no HUWCDIAGNÓSTICO – O chefe do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Prof. Jesus Irajacy da Costa, disse que, para um hospital inserido na área de ensino, é muito importante a equipe de professores, alunos e servidores contar com o aparato tecnológico ora inaugurado. Para os pacientes significa diagnósticos mais precisos, especialmente no pré e pós-operatório na área de transplantes. Antes os pacientes, em muitos casos, precisavam se deslocar para unidades de imagens fora da Universidade, o que representava desconforto, demora e mais custos para a Instituição.

O superintendente dos Hospitais Universitários da UFC, Florentino Cardoso, falou da satisfação de ver inaugurado o novo serviço no HUWC, onde nasceu a primeira residência de Radiologia no Ceará. Ele agradeceu ao "time interno" por considerar que as melhorias são resultado do trabalho não só da Superintendência, mas de "todo o staff, de outros diretores, tudo muito coletivo". Antes da solenidade, apresentou as novas salas com os equipamentos recém-adquiridos a um custo de R$ 7 milhões, oriundos dos ministérios da Educação e da Saúde, através da Ebserh. Mostrou também as salas de laudos, onde alunos e professores poderão estudar e avaliar bem os diagnósticos.

O diretor do Hospital Universitário, Prof. Eugênio Lincoln, afirmou que as inovações no serviço vão provocar grande impacto na qualidade do atendimento. Os aparelhos vão oferecer melhor qualidade de imagens, facilitando os diagnósticos.

Para o residente de Medicina Vítor Lima, o "Serviço agora está completo quanto aos métodos de imagem". Satisfeito como ele, também estava o transplantado Rony César Bezerra de Figueiredo, que há 22 anos fez transplante de rim e trimestralmente realiza exames de rotina para averiguar sua condição de saúde. "Antes, para o paciente se preparar para o transplante era demorado para conseguir os exames. Hoje vejo que os pacientes terão encaminhamento mais rápido", disse.

Imagem: O Reitor da UFC, Jesualdo Farias, e o superintendente do Complexo Hospitalar, Florentino Cardoso, estiveram à frente da solenidade de inauguraçãoHOMENAGEM – Na solenidade, foi prestada homenagem ao Prof. Pedro Mauro Rola de Souza, que iniciou o Serviço de Radiologia na UFC. "Foi como fazer uma viagem no túnel do tempo. Vi-me em 1950 como era aqui e agora visitei o Serviço com qualidade de Primeiro Mundo e com profissionais já qualificados", afirmou. Emocionando, fez todos sorrirem ao se dizer "surpreso, confuso, taquicárdico e preocupado" pela homenagem. "Grandes emoções matam", brincou. E acrescentou que o trabalho no Hospital lhe proporcionou o mais gratificante: "Ajudar alguém necessitado sem pensar em receber nada de volta".

A solenidade de inauguração foi prestigiada por alunos, professores e servidores. Dentre os presentes, estavam o professor emérito da UFC e ex-secretário de Saúde do Estado, Elias Boutala Salomão; o presidente da Sociedade de Assistência à Maternidade-Escola Assis Chateabriand (SAMEAC), Dr. Sulivan Mota; o diretor de Ensino e Pesquisa do HUWC, Prof. Renan Montenegro; o diretor da MEAC, Carlos Augusto Alencar Júnior; a coordenadora do Curso de Medicina, Profª Yacy Mendonça; a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Profª Maria Gorette Rodrigues; o diretor da Faculdade de Medicina, Prof. José Luciano Bezerra Moreira; e o coordenador de Projetos e Obras da UFC Infra, Rafael Henriques, dentre outros.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing dos Hospitais Universitários – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300