Engenharia de Produção Mecânica comemora 10 anos de formatura da primeira turma

Na próxima quinta-feira (5), às 18h, os alunos egressos da primeira turma do Curso de Engenharia de Produção Mecânica retornam à Universidade para comemorar uma década de sua colação de grau. Os 20 ex-alunos serão homenageados com a entrega de placas comemorativas em cerimônia a ser realizada no Auditório Cândido Pamplona (bloco 711 – Campus do Pici) pela coordenação e os atuais membros do Programa de Educação Tutorial do curso.

O encontro permitirá aos atuais graduandos conhecer a trajetória desses primeiros engenheiros de produção a ingressar no mercado de trabalho, e como a profissão tem se consolidado ao longo dos anos.

O professor do Departamento de Engenharia de Produção Mecânica, Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes, fez parte da turma 1999.1 a 2003.2. Ele conta que muitos dos primeiros formandos assumiram cargos de liderança em indústrias ou em órgãos estatais, como o Banco do Nordeste e a Petrobras.

Para ele, o ponto forte do curso continua sendo a multidisciplinaridade na formação acadêmica, o que permite aos alunos adaptar-se às cobranças do trabalho.

CRIAÇÃO DO DEPRO – A cerimônia também marca a criação do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO), antes vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica. A resolução de 29 de maio de 2013 do Conselho Universitário (Consuni) determinou a criação do DEPRO, projeto antigo dos professores do curso, de acordo com o chefe do departamento, Prof. Maxwell Veras Rodrigues.

O professor explica que, com o surgimento do Programa de Pós-Graduação em Logística e Pesquisa Operacional (GESLOG/UFC) há oito anos, os pesquisadores perceberam a necessidade de delimitar uma identidade de acordo com as peculiaridades da Engenharia de Produção.

"Temos um jeito um pouco diferente de pensar a Engenharia, trabalhamos mais a parte de gestão de processos e focamos muito no ser humano, em termos de qualidade, gestão de eficiência e eficácia, buscando sempre a maximização da riqueza nas organizações. Essa separação foi natural e salutar", explica.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602