Cine Refluxus exibe "Martha", de Fassbinder, nesta quinta-feira

Imagem: O filme aborda a submissão feminina no casamento (Foto: Divulgação)O Cine Refluxus, projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, apresenta nesta quinta-feira (5), às 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, o filme Martha, de Rainer Werner Fassbinder (1974, Alemanha). Após a sessão, haverá debate com a jornalista e crítica de cinema Camila Vieira.

"Esta é a primeira sessão em que discutiremos 'violência' como um elemento de forte presença nos filmes, dentro das sessões temáticas programadas para este semestre", informa a Profª Daniela Dumaresq, coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual.

Martha é considerado um filme fascinante sobre a submissão feminina no casamento. De acordo com a sinopse, após a morte do seu pai dominador, a bibliotecária Martha casa-se com um rico empresário. Em pouco tempo, torna-se vítima da personalidade fria, cruel e perversa de seu marido, que controla sua vida de maneira manipuladora e sufocante. A produção tem como referências os melodramas de Douglas Sirk e O Alucinado (1953), do espanhol Luis Buñuel.

SAIBA MAIS – O Cine Refluxus acontece todas as quintas-feiras, às 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, sempre com um filme fora do circuito de exibição tradicional. Os participantes que assistirem à sessão e ao debate têm direito a certificado referente a quatro horas de atividades complementares. Basta se cadastrar no local preenchendo ficha com nome completo e e-mail.

Fonte: Profª Daniela Dumaresq, coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual – fone: 85 3252 2041 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.