UFC sedia reunião anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia

Imagem: A paleontologia é o estudo da vida do passado na Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico. Os fósseis são alvos das pesquisas do ramo (Foto: Virtual Fossil Museum)A UFC sedia, de 13 a 15 de dezembro, a edição 2013 da Paleo, reunião anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia, na Região Nordeste. O encontro contará com a presença de profissionais, estudantes, pesquisadores e interessados na Paleontologia do Nordeste.

Com o tema "Aprendendo a 'vender o peixe'", o evento acontecerá em Fortaleza, no Auditório Prof. Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da UFC (Av. da Universidade, 2486 – Benfica). Realizado pela UFC, pela Fundação Paleontológica Phoenix e pela Sociedade Brasileira de Paleontologia, tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas até o início do evento, no dia 13. A coordenação geral cabe ao Prof. Márcio Mendes, da UFC.

A abertura será às 8h30min do dia 13, com a palestra de Roberto Iannuzzi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) sobre patrimônio paleontológico brasileiro e geoconservação. Às 10h, Luiz Eduardo Anelli (Universidade de São Paulo) fala sobre a divulgação da pré-história brasileira por meio de livros, seguido pela palestra de Pedro Bandeira sobre "Criacionismo versus evolução na literatura infantil".

No sábado (14), a partir das 8h30min, Alberto Carvalho (Museu de Zoologia da USP) ministrará palestra sobre a curadoria em acervos paleontológicos e, às 10h, Martha Richter (Museu de História Natural, de Londres) discutirá "Gerenciamento de coleções científicas no Museu de História Natural de Londres". Para finalizar a manhã, Paulo Brito (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) fala sobre a importância da ictiofauna do Eocretáceo brasileiro.

A Apresentação oral de trabalhos e pôsteres ocorrerá no período da tarde, a partir das 14h, nos dias 13 e 14. No domingo (15), das 8h às 17h, acontecerá a visita à Formação Jandaíra em Limoeiro do Norte e às tufas calcárias em Quixerê, ambos municípios do interior cearense.

Fonte: Profª Helena Hessel – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.