Lançada Rede e Cátedra Unesco em Economia Global e Desenvolvimento Sustentável

Imagem: Compuseram a mesa da solenidade o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino Farias; o coordenador geral da Reggen, Theotônio dos Santos; o representante da Unesco, Francisco López Segrera; os coordenadores da Reggen na Faced, Nicolino Trompieri Filho e Aluísio Beviláqua; a diretora da Faced, Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca; e o ex-Reitor da UFC, Hélio Leite, hoje novamente integrando o corpo docente da FacedA Faculdade de Educação (Faced) da UFC agora é Subsede Regional Nordeste da Rede e Cátedra Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Universidade das Nações Unidas (UNU). A parceria Faced/UFC com a Cátedra Unesco/UNU foi oficializada durante o seminário "O paradigma da economia global e do desenvolvimento sustentável à formação discente e docente em educação", iniciado na manhã de quinta-feira (5) no auditório da Reitoria e que continuará até sábado (7), com atividades na Faculdade de Educação.

A iniciativa reforça as ações de internacionalização da educação superior permitindo à UFC fazer parte da articulação com outras instituições integrantes da Reggen nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, tendo como foco a globalização e o desenvolvimento sustentável.

O coordenador geral da Reggen, Theotônio dos Santos, enfatizou que muitos não se dão conta, mas hoje está se formando uma federação de repúblicas da América do Sul. Na sua visão, esta é uma oportunidade histórica que conta com o apoio de instituições como a Cátedra Unesco para criação de estudos sobre globalização, mas não no sentido como é entendida pelos neoliberais e sim sobre uma globalização que "abra caminho para uma humanidade menos desigual e menos voltada para violência".

Na solenidade, o Reitor da UFC, Jesualdo Farias, foi representado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino Farias. Com ele e Theotônio dos Santos, participaram da mesa de abertura o representante da Unesco, Francisco López Segrera; os coordenadores da Reggen na Faced/UFC, professores Nicolino Trompieri Filho e Aluísio Beviláqua, a diretora da Faced/UFC, Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca; o ex-Reitor da UFC, Hélio Leite, hoje novamente integrando o corpo docente da Faced, dentre outros convidados.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil Aquino, a instalação desta Cátedra na UFC é importante porque a instituição forma as lideranças de nossa sociedade que estão diante dos desafios de um mundo globalizado e interligado pela Internet. O Prof. Nicolino acentuou que o lema da UFC, imortalizado pelo fundador da Instituição, Prof. Antônio Martins Filho, é promover o "Universal pelo Regional".

Até sexta-feira ocorrerão conferências, debates e mesas-redondas, além de grupos de trabalho. As atividades terão como temas "O paradigma da economia global e desenvolvimento sustentável à formação docente e discente em educação", "Tendências mundiais e regionais da educação superior" e "A crise da economia global e paradigmas nas ciências da educação e formação de educadores".

Esta semana, antes da realização do Seminário, também foi realizado o "Curso Internacionalização da Educação Superior", ministrado pelo Prof. Francisco López Segrera, dias 2, 3 e 4 dezembro, no auditório do bloco didático III da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

Fontes: Professores Nicolino Trompieri Filho e Aluísio Beviláqua, coordenadores da Cátedra Unesco/UNU na UFC – fones: 85 3366 7663 / 3366 7665