Procurar no portal

Prêmio Capes de Tese 2013 é entregue para trabalho defendido na Pós em Odontologia da UFC

Imagem: Membros da Interfarma; a autora Mary Anne Sampaio; a Profª Lidiany Rodrigues, orientadora; o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; e o Prof. Sérgio Lima Santiago, vice-diretor da FFOE (Foto: Acervo pessoal)Ocorreu, na última terça-feira (10), em Brasília, a entrega do Prêmio Capes de Tese 2013 da área de Odontologia ao trabalho Estudos do efeito anticárie de materiais odontológicos beneficiados por nanotecnologia, defendido, em 2012, por Mary Anne Sampaio de Melo, com orientação da Profª Lidiany Karla Azevedo Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC. Na ocasião, Mary Anne também recebeu o Prêmio Capes-Interfarma 2013 de Inovação e Pesquisa.

Essa foi a primeira vez em que a Pós-Graduação em Odontologia da UFC e uma tese de Odontologia no Nordeste foram agraciadas com o Prêmio. Ele foi instituído em 2005, com o objetivo de premiar as melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade.
 
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, a Profª Lidiany Karla Azevedo Rodrigues destaca a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento e aprimoramento da área: "Os inéditos resultados encontrados destacam efeitos significativos no potencial antimicrobiano e remineralizador dos materiais estudados, sem detrimento de suas propriedades mecânicas, oferecendo aplicabilidade clínica e fornecendo importantes conhecimentos para novas estratégias de combate à cárie dentária, maior responsável pelo insucesso do tratamento restaurador", explica.

Fonte: Janaine Leal, secretária executiva do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – fone: 85 3366 8232

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300