Médico Luciano Silveira Pinheiro recebeu título de Professor Emérito da UFC

Imagem: Luciano Silveira Pinheiro recebeu o título de professor emérito da UFC pelas mãos do Reitor Jesualdo FariasFoi realizada, na noite de quinta-feira (12), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a solenidade de entrega de título de Professor Emérito da UFC ao Prof. Luciano Silveira Pinheiro, Titular da Faculdade de Medicina. Idealizador do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina, desde 1981 integra o quadro docente da Instituição.

Acompanhado pelo diretor do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sulivan Mota, e pelo vice-presidente do Instituto do Câncer do Ceará, Sérgio Juaçaba, o homenageado adentrou o auditório. No local, estavam presentes docentes da Faculdade de Medicina da UFC, amigos e familiares do homenageado.

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC

Iniciando os discursos, falou o diretor do Hospital Universitário Walter Cantídio, Prof. Eugênio Maia, que destacou a trajetória como docente do homenageado. "Nesta ocasião especial, nos é concedido o direito de festejar o mérito, o triunfo da inteligência e da dedicação ao trabalho, do esforço pessoal, da doação de vida aos objetivos da conquista do bem. Celebrar o sucesso do Prof. Luciano Silveira Pinheiro, professor titular que hoje se torna emérito de Ginecologia e Obstetrícia do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da UFC, é certamente uma enorme honra. Estou aqui para exaltar o sucesso de quem atingiu o mais alto grau de projeção no exercício de sua atividade docente", afirmou.

Agradecendo a colegas de trabalhos e amigos que fizeram parte da sua caminhada de estudante de Medicina a professor da UFC, o Prof. Luciano Pinheiro, em sua fala, rendeu um especial tributo a seus pais. "É uma honra e emoção que me vejo envolvido em ter sido agraciado com a maior comenda de uma Instituição do porte e respeito que goza a UFC. Agradeço por terem me proporcionando educação, instrução e exemplo de honestidade e honradez. O valor do trabalho e do estudo, herdei dos meus pais".

Encerrando a solenidade, o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, afirmou que o título de professor emérito entregue ontem "se assenta com perfeição ao perfil do nosso homenageado. Luciano Silveira Pinheiro é emérito desde que entrou nessa casa, em 1981, como professor assistente. Daí, até os nossos dias, construiu uma carreira brilhante tanto em sala de aula como nas atividades de pesquisa e extensão, ajudando a construir o pedestal onde hoje se assentam o prestígio e a importância da Faculdade de Medicina da UFC", discursou o Reitor, sem deixar de dizer que o legado do homenageado "deitou raízes na memória de todos os alunos que guardam do mestre não apenas as lições e conhecimentos científicos, mas também o exemplo de honradez e ética profissional". "Hoje a Universidade inteira o aplaude", finalizou a noite o Prof. Jesualdo Farias.

Leia mais sobre o Prof. Luciano Silveira Pinheiro aqui.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331