Casa de Cultura Alemã é reinaugurada com evento cultural

Reinauguração da Casa de Cultura Alemã marca os 50 anos do ProjetoUma das mais belas edificações de Fortaleza adentrou uma nova fase. Após reforma completa, iniciada no ano passado, a Casa de Cultura Alemã foi reinaugurada em solenidade ocorrida na última sexta-feira (13). Com projeto do arquiteto Edson Melo, da equipe da Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC, a obra atingiu cerca de R$ 236 mil e previu a mudança de pisos, cobertas, portas, pintura e instalações elétricas, além da construção de um espaço de convivência, tudo isso respeitando as características originais do prédio.

O Reitor Jesualdo Farias esteve presente na solenidade, que contou ainda com a presença do Consul Geral da Alemanha, Dietmar Bock; do diretor do DAAD Rio de Janeiro, Christian Müller; da Profª Vládia Borges, diretora do Centro de Humanidades; do coordenador das Casas de Cultura Estrangeira UFC, Prof. Alexsander Ribeiro, e da professora visitante Leitora-DLE e coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã, Ute Hermanns.

Em sua fala, o Reitor elogiou o trabalho desenvolvido pela Casa de Cultura, que definiu como "espaço que promove a internacionalização da Universidade Federal do Ceará". Jesualdo Farias explicou ainda a atual situação de seleção de professores para o Projeto de Extensão e comentou as movimentações junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para a criação do banco de equivalência de vagas para os docentes do Projeto.

"Hoje, apesar de termos mais professores do que tínhamos em 2008, há uma dívida enorme com relação à reposição de professores das Casas de Cultura, como também os demais professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de nossa Instituição. O que precisamos fazer agora, através do trabalho de nossa Associação de Reitores das Universidades Federais do País, é estabelecer um quadro de equivalência que permita fazer a reposição segundo a vacância. Todas as ações que deveriam ser feitas no âmbito do Ministério da Educação já foram concluídas, então, temos agora que vencer a última etapa desse processo, de responsabilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Estamos fazendo sugestões para que possamos, no início de 2014, ter aprovada essa portaria que cria o quadro de equivalência e seja possível fazermos os concursos referentes às vagas que temos hoje", detalhou.

Para a professora visitante Leitora-DLE e coordenadora cultural da Casa de Cultura Alemã, Ute Hermanns, a conclusão da reforma marcou um momento especial, das comemorações dos 50 anos de atividades da Casa de Cultura Alemã e as iniciativas do ano da Alemanha no Brasil.

"Estamos muito contentes em ter essa casa de volta, uma casa linda, com elementos da arquitetura cearense e europeia, e que, agora, está reabrindo as portas para os muitos estudantes que querem estudar alemão. Foi uma decisão muito sábia do Reitor Martins Filho de criar as Casas de Cultura Estrangeira. Logo no primeiro momento da UFC se instaurou o intercâmbio com várias culturas e línguas e a Alemanha tem esse privilégio de, há 50 anos, estar aqui presente. Isso resulta em muitas parcerias importantes", afirmou.

A nova sala de leitura homenageia o Prof. Raimundo Benício FilhoEx-aluno da Casa de Cultura Alemã e hoje coordenador geral das Casas de Cultura, o Prof. Alexander Ribeiro, também destacou a importância do projeto na sua vida profissional e pessoal. "Pra mim, é um momento muito emocionante. Lembro das Casas de Cultura desde quando criança e passava aqui pelo Benfica. Depois estudei nas Casas, virei professor e hoje sou coordenador delas. Assim como eu, pessoas de todas as áreas procuram as Casas de Cultura, que oferecem um leque de oportunidades para os alunos que aqui chegam. É uma grande satisfação presenciar esse momento. Até hoje me vejo como um aluno daqui", destacou.

Celebrando o intercâmbio entre as culturas brasileira e alemã, o evento contou ainda com uma apresentação do grupo Teatro Maquina, com o espetáculo "Berlim – Imagens de uma metrópole" (direção de Fran Teixeira). A performance abordou a visão dos autores brasileiros João Ubaldo Ribeiro, Rubem Fonseca e Ignácio de Loyola Brandão sobre a cidade de Berlim, onde vivenciaram momentos históricos importantes como convidados do Programa Berlinense de Artistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Houve ainda o lançamento do livro Casa de Cultura Alemã 1962-2012, com a Profª Adelaide Gonçalves e a coordenadora do Memorial da UFC, Marcela Teixeira, e a reabertura da Sala de Leitura, que agora homenageia o Prof. Raimundo Benicio Filho, que atuou na Casa. Encerrando a solenidade, o grupo Deutsch Bossa Nova, com participação especial de Andreas Von Der Heyden no violão, tocou os ritmos da Bossa Nova, com canções em português e alemão.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331