Programa "Reouvindo o Nordeste" tem edição especial de fim de ano

Imagem: A cordelista Djanira Feitosa é entrevistada pelo jornalista Nonato Lima no programa Reouvindo o NordesteNo próximo dia (31), o programa Reouvindo o Nordeste, da Rádio Universitária FM (107,9) terá edição especial de fim de ano. Além de uma seleção do melhor da música popular nordestina, o programa terá, nos dois primeiros blocos, entrevista com a professora aposentada e cordelista cearense Djanira Feitosa, considerada  memória viva do cordel. O programa, produzido por José Rômulo Mesquita e apresentado pela jornalista Eleuda de Carvalho, terá a participação do jornalista e coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Nonato Lima, que entrevista Djanira. O Reouvindo o Nordeste vai ao ar a partir das 8h.

Natural de Acopiara (CE), Djanira Feitosa foi professora e diretora de escola pública em sua cidade. Entre seus últimos lançamentos como poeta de cordel estão o livro História do reino da água azul e o CD Cordéis cantados. Foi ainda menina com o pai que ela conheceu esse gênero literário nordestino, cuja origem remonta aos mouros que invadiram a Península Ibérica.

Para Eleuda de Carvalho, que além de jornalista é doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Literatura Brasileira pela UFC, o que chama atenção na poeta Djanira Feitosa "é que ela não só cria os cordéis, mas é uma memória viva do cordel. Sabe de cor os mais importantes romances do gênero", diz Eleuda. Como deve ser, a poeta canta os versos de histórias famosas.

Djanira Feitosa divulga seu trabalho pelos meios tradicionais e, antenada, também está na rede social Facebook. "Ela une tradição, memória e atualidade. Prova com esse encontro fortalece o conhecimento de nossa cultura", diz Nonato Lima, que também dirige a Universitária FM.

Fontes: Jornalistas Nonato Lima e Eleuda de Carvalho, da Rádio Universitária FM – fone: 85 3366 7478