UFC inscreve para mais de mil vagas em graduação a distância para o interior do Ceará

Imagem: Candidatos podem se inscrever para seleção no Instituto UFC VirtualA Universidade Federal do Ceará, através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), inscreve, até 12 de janeiro, para os cursos de graduação a distância em Administração com Foco em Gestão Pública (bacharelado) e licenciaturas em Física, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química. Em 2014, 1.488 vagas serão destinadas aos alunos do interior do Ceará para o ingresso na educação superior.

As inscrições acontecem de forma on-line pelo site da Coordenadoria de Concursos (CCV). Este ano, o processo seletivo acontece pela nota do ENEM, ou seja, os candidatos não precisarão realizar uma nova prova de vestibular, como ocorria nos anos anteriores. Outra novidade é que 50% das vagas são destinadas a alunos cotistas, que têm até o dia 13 de janeiro para entregar a documentação comprobatória no polo de apoio presencial.

As vagas estão distribuídas em oito polos, em seis municípios cearenses: Beberibe (1 polo), Caucaia (3 polos), Itapipoca (1 polo), Jaguaribe (1 polo), Quixeramobim (1 polo) e Russas (1 polo). Esses espaços contam com salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratórios específicos e  demais estruturas necessárias para agregar o conhecimento ao aluno e aproximar a Universidade dos municípios. Veja a relação de vagas disponíveis em cada polo.

A UFC Virtual disponibilizou um hotsite para lançamento do edital, com informações sobre inscrições, cursos e polos ofertados para ingresso em 2014.1, além de respostas às principais dúvidas sobre a modalidade de educação a distância.

CURSOS A DISTÂNCIA – Assim como as demais graduações da UFC, os cursos a distância são gratuitos e abertos a pessoas que tenham concluído o ensino médio. Nessa modalidade, o estudante tem 80% de sua carga horária por meio virtual, através da Internet, e 20% presencial. Através da educação a distância (EaD), a universidade pública chega à população interiorana, sem precisar que o aluno se desloque para os grandes centros urbanos para ingressar no ensino superior de qualidade.

De acordo com o Prof. Henrique Pequeno, coordenador adjunto dos Cursos Semipresenciais da UFC, o ensino a distância tornou-se uma ferramenta de grande importância na educação brasileira, principalmente na formação de professores. "Dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, mostram que pouco mais da metade (55%) dos professores do ensino médio da rede pública do Brasil não possui formação específica na área em que atua", explica.

O professor acrescenta que as universidades públicas, em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm contribuído ao oferecer cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância, incentivando assim o desenvolvimento de municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e de educação básica (IDEB).

Fonte: Instituto Universidade Virtual – fone: 85 3366 9509 / site: www.virtual.ufc.br