Brincantes do Cordão do Caroá têm novas apresentações nos dias 5 e 6 de janeiro

Imagem: O grupo de extensão promove cortejos e brincadeiras de rua há 13 anos (Foto: Divulgação)O Projeto de Extensão Brincantes do Cordão do Caroá, da Universidade Federal do Ceará, encerra seu ciclo de apresentações natalinas nos próximos dias 5 e 6 de janeiro. No domingo (5), às 18h, haverá apresentação de reisado na Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Avenida da Universidade, 2974, Benfica). Já na segunda-feira (6), Dia de Reis, o grupo apresenta o espetáculo O apagar das luzes da Reitoria, no qual os brincantes recolhem as “prendas” típicas da data.

Neste dia, centenas de pessoas se dirigem à Reitoria da UFC para assistir ao espetáculo e brincar, em cortejo, pelas ruas do bairro Benfica junto com os moradores, em uma festa de cores, luz e bênçãos para saudar o ano que se inicia. A saída será às 19h, com concentração nos jardins da Reitoria. A participação é gratuita e aberta ao público.

Este ano, em parceria com a paróquia da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, os Brincantes realizam uma campanha de doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Comunidade São Vicente (Comunidade do Canal), dos bairros Benfica e Jardim América. Os interessados em colaborar devem entregar os mantimentos na Igreja citada ou nos cortejos do grupo, até dia 6.

Há 13 anos o Cordão de Caroá realiza atividades de pesquisa e extensão, além de apresentações culturais, pautado na cultura de tradição oral cearense e nordestina. O grupo surgiu na Faculdade de Educação, no ano 2000. Em 2003, tornou-se programa de extensão da UFC.

Nos últimos dias 24 e 26 de dezembro, o grupo festejou o anúncio do nascimento do menino Jesus, a visita dos reis magos e a louvação ao sagrado coração do menino Deus, com festejos pelas ruas do Benfica. A celebração, que se tornou tradicional, contou com a presença de centenas de moradores do bairro.

Fonte: Programa de Extensão Brincantes Cordão do Caroá – fones: 85 8900 8837 / 8898 7047