UFC recebe o Jardim de Anita, onde serão instalados nove cursos de graduação, em Itapajé

Imagem: Entrada do Jardim de Anita, onde serão instalados nove cursos da UFC em ItapagéNa tarde da última quinta-feira (9), foi realizada no município de Itapajé (130 km de Fortaleza) a solenidade de cessão de posse do terreno no Jardim de Anita, espaço cultural doado pela família do empresário José Maria de Sousa Melo, falecido em 2011, à Universidade Federal do Ceará. No local será implantada extensão do Campus da UFC de Sobral com nove cursos de graduação.  Para atender aos trâmites legais, cabe à Prefeitura de Itapajé a desapropriação da área.

Participaram da solenidade o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias; o Vice-Reitor, Prof. Henry Campos; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida; o Diretor do Campus da UFC em Sobral, Prof. Vicente Pinto; o deputado Danilo Forte (PMDB), que se empenhou para aprovação de emenda de bancada, no valor de 45 milhões de reais, destinada à conclusão das obras de infraestrutura da nova unidade; o Prefeito de Itapajé, Ciro Braga; o irmão do empresário, Luís Carlos Ávila de Sousa; além de outras lideranças políticas da região e pessoas da comunidade.

O Jardim de Anita foi criado pelo empresário José Maria de Sousa Melo para homenagear sua esposa, Anita Inará, nascida na Letônia, e também falecida. O pensamento do empresário era transformar o local num  centro de educação e cultura para beneficiar a juventude do município e das cidades vizinhas. No terreno de 13,5 hectares estão dois blocos, um deles finalizado e outro faltando os acabamentos, que servirão para salas de aula e dependências administrativas. Há também um anfiteatro com 150 lugares e um teatro com capacidade para 420 lugares.

Em seu discurso, o Reitor agradeceu à família do doador ‒ "que abre mão de um precioso legado material, para dar espaço à Universidade pública" ‒, bem como às lideranças políticas locais, à bancada cearense no Congresso e a todos aqueles que estão apoiando a instalação da extensão do Campus da UFC de Sobral em Itapajé.

LICENCIATURAS ‒ O Reitor destacou que deverão ser implantados nove cursos de graduação, representados pelas licenciaturas em Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Química. Para a concretização desse projeto, o Prof. Jesualdo disse ser fundamental "que se mantenha a mobilização, envolvendo as forças vivas de Itapajé, suas aguerridas lideranças políticas, em primeiro lugar para que seja liberado o aporte financeiro já aprovado; ao mesmo tempo, para que se garanta a contratação de 100 professores e de 70 a 80 servidores técnico-administrativos, assegurando-se, ainda, o indispensável fluxo de recursos para o custeio".

A previsão para o início do funcionamento dos cursos é 2015. Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, a decisão de implantar cursos de licenciatura visa intensificar a formação de docentes do ensino básico para atender às necessidades daquela região do Ceará. A intenção é que a futura unidade seja referência para o Estado e o Nordeste porque o Brasil precisa dar mais atenção à educação básica. Ele salientou que, além dos cursos de licenciatura, a inclusão do Curso de Artes Cênicas visa aproveitar a estrutura que já existe do teatro e anfiteatro.

Fonte: Gabinete do Reitor ‒  fone: 85 3366 7306