Em colação de grau, 449 concludentes comemoram o "dever cumprido"

Imagem: Concludentes fizeram juramento na Concha Acústica da Reitoria (Foto: Ribamar Neto)A Universidade Federal do Ceará realizou ontem (13) a primeira colação de grau desta semana. Participaram 449 concludentes da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Instituto Universidade Virtual da UFC (UFC Virtual).

Nesta terça-feira (14), será a vez da colação de grau dos concludentes do Centro de Ciências, do Centro de Ciências Agrárias e do Centro de Tecnologia, a partir das 19h, na Concha Acústica da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, presidiu a solenidade realizada na Concha Acústica da Reitoria, e concedeu a palavra aos oradores. A concludente Daysiane Barbosa Brandão, do curso de Oceanografia, falou em nome dos estudantes e relembrou os momentos vividos durante a trajetória do curso, agradecendo o apoio recebido dos pais, professores e amigos.

Veja galeria de imagens da solenidade no Flickr da UFC

"Quando decidimos por nossos respectivos cursos nessa Universidade, certamente não tínhamos noção do que viveríamos, das dificuldades e conquistas. Entrávamos em um mundo, até aquele momento, desconhecido. Nossa curiosidade e vontade de vencer nos impulsionaram, nos fizeram seguir adiante. Desbravamos o desconhecido, buscamos o conhecimento e hoje estamos aqui, somos vencedores e temos mérito por estarmos neste momento solene", afirmou.

Imagem: Daysiane Barbosa Brandão, do curso de Oceanografia, falou em nome dos estudantes (Foto: Ribamar Neto)Em seguida, o Prof. Glaudiney Moreira Mendonça Júnior, do curso de Sistemas e Mídias Digitais, falou em nome dos docentes e destacou a importância daquele "ritual de passagem" responsável por gerar mudanças na vida dos alunos.

"Principalmente nesses momentos que atravessamos um portal, é onde consolidamos o conjunto de pensamentos desenvolvidos durante o dia a dia e organizamos nosso pensar. Passamos a enxergar o mundo de maneira diferente e sob a ótica de uma nova pessoa. Voltamos transformados da jornada, trazendo muita história para contar e a saudade". E finalizou o discurso com conselhos adaptados de um livro infantil de Neil Gaiman.

DEVER CUMPRIDO ‒ Após a diplomação dos graduados e da leitura do juramento, o Reitor Jesualdo Farias reafirmou, em discurso, "a prazerosa sensação do dever cumprido" ao ver os alunos, após um longo período de aprendizado, se preparar para ingressar no mercado de trabalho "para exercer uma profissão digna e oferecer sua contribuição para o avanço da sociedade".

O Reitor lembrou ainda que o ano de 2014 será especial para a UFC, que completa 60 anos "não apenas maior, mas também melhor". "Fruto de um esforço coletivo, que envolve a Administração Superior e os quadros docente e técnico-administrativo,  esse crescimento se dá em função dos nossos alunos. É para eles que estamos construindo esta Universidade renovada, Instituição respeitável, respeitada, que, em 60 anos de existência, tornou-se imprescindível para o crescimento harmonioso e sustentável do Ceará", declarou.

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias e o Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida, conduziram a solenidade (Foto: Ribamar Neto)Prosseguiu o discurso apresentando alguns motivos "para embasar o orgulho de ser portador de um diploma da UFC", dentre eles a criação de 32 novos cursos de graduação, 22 de doutorado e 17 de mestrado nos últimos cinco anos e as 5.708 vagas disponíveis no processo seletivo do ENEM/Sisu. Destacou ainda a democratização do acesso à UFC através da aplicação integral da Lei das Cotas, que prevê 50% das vagas para estudantes egressos da escola pública, e a melhoria na infraestrutura física com a conclusão de mais de 50 obras, na Capital e Interior, em 2014.

OUTRAS SOLENIDADES ‒ Na quarta-feira (15), colam grau, em Fortaleza, os concludentes da Faculdade de Direito, do Centro de Humanidades, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e da Faculdade de Educação. Nos campi do Interior, as solenidades de colação de grau ocorrerão nos dias 17 (Sobral) e 20 (Quixadá).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332