Ministro da Educação destaca a grande procura pela UFC no SiSU

"Parabenizo o Reitor Jesualdo [Farias] por esse resultado e a UFC por ter sido a maior com número de inscrições no Brasil", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva esta semana em Brasília. Ele se refere ao fato de, pela terceira vez consecutiva, a Universidade Federal do Ceará ser a instituição de ensino superior mais procurada do País no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Na edição deste ano, a UFC recebeu 262.275 inscrições, um aumento de 27% em relação a 2013, quando foram registradas 206.443 inscrições. Com esse desempenho, a UFC ficou à frente das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e da Bahia (UFBA).

O ministro também elogiou o desempenho do Nordeste, que foi a região com maior número de inscritos na edição 2014 do SiSU. Em todo o Brasil, foram registradas 2.559.987 inscrições, sendo 2.008.718 para as 67.864 vagas ofertadas por universidades sediadas no Nordeste. "Mostra que o Nordeste está estudando, que os jovens querem crescer, querem ter uma boa profissão e é tudo o que nós queremos. É isso que vai fazer diminuir a desigualdade regional no Brasil".

CONCORRÊNCIA – Na concorrência geral, a UFC registrou 41,12 candidatos por vaga, uma das maiores do País. A Instituição contabilizou 168.958 estudantes inscritos – 26,2% a mais do que no SiSU 2013, quando 133.923 candidatos a escolheram. É preciso esclarecer que cada candidato pôde se inscrever em duas opções de curso, o que explica a diferença entre os números. Seguindo os termos do acordo de cooperação entre a UFC e a Universidade Federal do Cariri, os quantitativos referentes àquela instituição incluem também as vagas desta, criada em junho de 2013, mas ainda tutelada pela UFC.

MATRÍCULAS – Com a divulgação dos candidatos aprovados na primeira chamada, a matrícula acontece amanhã (17) e nos próximos dias 20 e 21. A segunda chamada acontece dia 27 de janeiro, com a matrícula ocorrendo nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. Uma outra chance será dada aos candidatos que ficaram fora dessas chamadas. Entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, eles podem entrar em lista de espera de instituições onde houver vagas. Mais informações sobre o SiSU no portal da UFC (www.ufc.br).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332