Alegria e tinta marcam o primeiro dia de matrícula na UFC

Imagem: Veteranos do curso de Oceanografia da UFC recebem os calourosComeçou no último dia 17 o período de solicitação de matrícula dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para a Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste primeiro dia, solicitaram matrícula futuros estudantes de 37 cursos que a instituição oferta em Fortaleza. Eles compareceram à Coordenadoria de Concursos (CCV), no Campus do Pici, onde dez guichês dão atendimento. No local também foram iniciadas as matrículas para os dois cursos que a universidade terá, a partir do segundo semestre, nos novos campi de Russas e Crateús. O clima é de comemoração, com os alunos sendo recebido por veteranos de seus cursos, munidos de muita tinta para o "trote".

Além disso, houve solicitação de matrícula nas diretorias dos campi do Interior do Estado. Em Sobral, estiveram presentes os futuros alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica. Já em Quixadá puderam se matricular alunos de todos os cursos. Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada em junho de 2013, mas ainda tutelada pela UFC, a matrícula hoje foi apenas para o Curso de Medicina. O período para solicitação de matrícula prossegue até a próxima terça-feira (21). Os horários por curso e a documentação exigida estão publicados na página do SiSU na UFC.

Letícia Fernandes, de 21 anos, foi uma das estudantes que compareceram ao Campus do Pici. Ela ingressou novamente na graduação de Direito, da qual precisou sair há dois anos. "Sempre quis estudar na UFC, eu estudava para entrar na UFC", diz. Segundo ela, a expectativa é "estudar muito e conseguir terminar (o curso)". No caso de Cléo Ferreira, 19 anos, esta é a primeira vez em que é aprovada no SiSU, após tentativa em 2013. Ela desejava Arquitetura e Urbanismo, mas ingressou em Publicidade e Propaganda, sua segunda opção de curso. "Sempre gostei da área criativa, aí quando pensei em fazer um curso que não fosse Arquitetura, pensei em algo da Comunicação".

Imagem: Calouros da UFC são pintados no primeiro dia de matrículaNeste ano, a UFC se antecipou à aplicação total da Lei nº 12.711/2012, já adotando a reserva de 50% para cotistas para 2014. Ingresso pelo sistema de cotas, Ruan Lopes, 17 anos, diz que se sente feliz por ser aprovado logo em sua primeira tentativa, para o Curso de Economia. Para ele, a faculdade representa uma porta para o mercado de trabalho. "Sou técnico em hotelaria, e com o curso de Economia eu poderia arranjar emprego em um hotel", ressalta. Ana Paula Soares, 17 anos, também ingressou na UFC através das cotas. Já pintada durante o trote antes mesmo de se matricular, afirmou estar muito animada e se sentir ansiosa com a entrada no ensino superior, mais especificamente no curso de Direito.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) destaca que a matrícula na UFC é feita em duas fases, sendo obrigatória a confirmação presencial, na coordenação do curso, nos dias 6 e 7 de fevereiro (para os ingressantes no semestre 2014.1) e 24 e 25 de julho (para os ingressantes no semestre 2014.2). O estudante que não cumprir essa segunda etapa perde direito à vaga. De acordo com o calendário acadêmico da UFC, o semestre letivo 2014.1 começa no dia 10 de fevereiro. Já o semestre letivo 2014.2 tem início em 28 de julho.

Quem não foi selecionado na primeira chamada do SiSU deve ficar atento, pois a segunda chamada será divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 27 de janeiro, com solicitação de matrícula nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9410