Comitê responsável pela formação continuada de professores completa um ano de criação

Criado para articular ações de formação inicial e continuada voltadas para professores do ensino básico, o Comitê Gestor Institucional, da Universidade Federal do Ceará, (Comfor-UFC) acaba de completar seu primeiro ano. O Comitê é responsável por coordenar vários cursos de pós-graduação e extensão desenvolvidos para a melhoria do ensino ou das práticas pedagógicas.

"No ano de 2013, as formações articuladas pelo Comfor foram significativamente produtivas. Atendemos um elevado número de profissionais da educação básica da escola pública oferecendo diversos cursos de formação continuada, que são bastante significativos para o professor da escola pública, pois além de trazer novos aprendizados, oferecem a possibilidade de refletir sobre o ensino de qualidade no País", avalia o professor Herbert Lima, coordenador geral dos cursos de formação continuada na UFC e um dos integrantes do Comfor.

CURSOS – O Comfor acompanha sete cursos de especialização executados pelo Instituto UFC Virtual que têm como objetivo melhorar a qualidade do ensino básico. Na lista, cursos como Conselho Escolar, Coordenação Pedagógica, Educação a Distância, Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar e Educação na Cultura Digital.

Além da especialização, há também nove projetos de aperfeiçoamento e de extensão, todos ligados ao universo escolar. Entre eles, assuntos tão variados como Aluno Integrado, Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Gênero e Diversidade na Escola, Escolas Sustentáveis e Com Vidas, Formação Continuada em Conselheiros Municipais de Educação, Formação Continuada em Conselhos Escolares, Formação de Tutores em Educação a Distância, além do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação.

ESTRUTURA – Coordenador geral do Comitê e Pró-Reitor de Graduação, o Prof. Custódio Almeida explica que, além de articular todos os programas de formação inicial e continuada, o Comitê Gestor Institucional também tem o desafio de desenvolver projetos de pesquisa e metodologias de ensino nessas áreas.
Cabe também ao Comfor analisar os dados e as informações gerenciais referentes à implantação e ao desenvolvimento dos programas e das ações e encaminhá-los ao MEC por meio de sistema informatizado.

O trabalho de formação de professores está inserido em uma articulação nacional pelo desenvolvimento do ensino. O Comfor da UFC está ligado a outras entidades, reunidas na Rede Nacional de Formação Continuada (Renafor) e vinculadas ao Comitê Nacional (Conafor).

Fonte: Prof. Herbert Lima – fone: 85 3366 9024/ 3366 9031 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.