Curso de Microscopia Eletrônica tem alta procura e deve ter novas turmas

Imagem: Alunos da primeira turma do Curso de Microscopia Eletrônica da Central Analítica da UFC (Foto: Rafael Cavalcante)Com procura três vezes maior que o número de vagas ofertado, o Curso de Microscopia Eletrônica, realizado pela Central Analítica da UFC, ocorre durante toda esta semana, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, com previsão de novas turmas ao longo de 2014.

Para atender aos que não foram selecionados na primeira edição do Curso, a Central promete aproveitar as inscrições já efetuadas para as próximas vagas disponíveis. Segundo o coordenador da Central, Prof. Antonio Gomes, o próximo curso deve ser realizado no recesso do meio do ano.

A Central Analítica da UFC foi inaugurada em janeiro deste ano, para oferecer uma moderna infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia, com o objetivo de viabilizar e aprimorar pesquisas científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento. Trata-se de uma das principais apostas da UFC e uma das grandes contribuições da Instituição para o desenvolvimento da ciência no Ceará.

O Curso de Microscopia Eletrônica oferece aulas práticas e teóricas, com informações sobre interpretação de imagens, características do elétron, utilização do microscópio eletrônico de varredura, espectroscopia de energia dispersiva por raios-X, dentre outros temas. As aulas práticas são realizadas em laboratório, para demonstração do potencial dos microscópios.

As aulas são ministradas pelos professores Amauri Jardim de Paula (Departamento de Física), Cleiton Carvalho Silva (Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) e Emílio de Castro Miguel (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular).

Compõem a estrutura da Central: microscópio de varredura Inspect 50 com EDS/EBSD e litografia (instalado), microscópio de varredura FEG Quanta 450 ambiental com EDS/EBSD, estágio de resfriamento e aquecimento (em processo de instalação), microscópio confocal Zeiss com seis linhas de laser (adquirido) e microscópio eletrônico de transmissão de 200 kV (aprovado, aquisição prevista para início de 2015).

Fonte: Prof. Antonio Gomes, coordenador da Central Analítica da UFC – fone: 85 3366 9906