Professor-pesquisador Vietla Rao receberá título de Professor Emérito da UFC

Imagem: Professor Vietla Rao receberá título de Professor Emérito da UFC (foto: Divulgação)Ao Prof. Vietla Satyanarayana Rao será outorgado o título de Professor Emérito da UFC em solenidade que se realizará no dia 25 de fevereiro, às 20h, no auditório da Reitoria. A concessão da honraria foi proposta pelo Prof. Armênio Aguiar dos Santos, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Instituição, "para homenagear o esforço e empenho acadêmico da equipe pioneira de docentes e pesquisadores" que criaram o curso de Doutorado em Farmacologia, dentre os quais está o Prof. Vietla Rao. Foi aprovada por unanimidade, na reunião do Conselho Universitário (Consuni) de 22 de junho de 2012, e teve como relator o Prof. José Luciano Bezerra Moreira.

Nascido na cidade de Kpileswarapuram, na região de Andhra Pradesh, na Índia, em 9 de novembro de 1935, o Prof. Vietla Rao chegou ao Brasil, em particular ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, em 1982, permanecendo como professor visitante por seis anos. Em 1988, prestou concurso e foi aprovado como professor adjunto, função que exerceu até 2010, quando ocorreu sua aposentadoria compulsória ao completar 70 anos de idade. Ingressou, em seguida, no Programa de Apoio aos Professores Aposentados da Universidade (Propap), onde permanece até hoje.

Em seu país, graduou-se em Veterinária pela Faculdade de Veterinária de Madras, em 1966. Também na Índia, fez doutorado em Veterinária pelo Instituto de Pós-Graduação de Educação e Pesquisa em Medicina, concluindo em 1974. De 1974 até 1982, foi professor assistente de Farmacologia no Departamento da Faculdade de Ciência Veterinária na Universidade Agrícola de Andhra Pradesh.

Em toda a sua atividade acadêmica, o Prof. Vietla Rao sempre dedicou especial atenção ao ensino, especialmente ao de pós-graduação. Tal dedicação ao ensino decorreu de sua formação de doutorado, realizada numa instituição de grande prestígio na Ásia e mundialmente reconhecida por sua educação de qualidade, pesquisa médica e instalações de treinamento.

PESQUISADOR – Como pesquisador, alia a capacidade teórica com habilidade experimental, tendo dado contribuição efetiva na área de Farmacologia de Produtos Naturais, com ênfase no screening de atividades farmacológicas de plantas medicinais e de seus princípios ativos, como no estudo farmacológico da aroeira, da copaíba, da macela e da almecegueira. A qualidade de sua produção científica pode ser observada com o número de artigos científicos publicados (148), livros (2) e capítulos de livros (6), bem como sua capacidade de qualificação de pessoal, com 18 teses de doutorado e 25 dissertações de mestrado concluídas.

Os colegas de trabalho do Prof. Vietla Rao destacam a "grande figura humana" que ele é, "sempre disponível para resolver problemas e esclarecer dúvidas de alunos e colaboradores". Destacam, também, a parceria que mantém com professores de diversas universidades brasileiras e sua contribuição para a criação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Piauí.

Seu conhecimento científico é internacionalmente reconhecido, tanto assim que exerce atividade de revisor científico de revistas como BMC Complementary and Alternative Medicine; Chemical-Biological Interactions; European Journal of Pharmacology; Hormone and Metabolic Research e Journal of Medicinal Food, dentre outras.

Atualmente o Prof. Vietla Rao, além de professor da Propap, é pesquisador 1B do CNPq, e coorienta alunos de mestrado e doutorado de Farmacologia e de Ciências Médicas da UFC, além de seguir publicando trabalhos científicos na área de produtos naturais.

Fonte: Antonio Aritomar Barros, Secretário dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFC – fone: 85 3366 7340