Resultado da seleção de projetos de monitorias e do programa de aprendizagem cooperativa

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFC divulgou a relação de projetos selecionados pelo Edital nº 35/2013, referente à implementação ou renovação de monitorias de projeto de graduação para o ano letivo de 2014. Coordenadores de Programas Acadêmicos, coordenadores dos cursos de graduação e professores da UFC podem conferir a lista completa no site da Prograd.

A próxima fase se refere à seleção dos bolsistas que irão atuar nos projetos. Um aditivo ao edital prorroga o prazo para a seleção e divulgação do resultado até o dia 11 de março. As coordenações de cursos de graduação devem enviar ofício com os nomes dos novos bolsistas para a Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA), na Prograd, no Campus do Pici.

A Prograd reforça que é de responsabilidade dos próprios proponentes realizar a seleção dos bolsistas. Monitores de projetos podem concorrer à renovação da bolsa, desde que participem de seleção pública, juntamente com os demais candidatos. Não é permitida a renovação automática.

Os projetos aceitos foram julgados por comissão designada pela Prograd, levando em consideração o cumprimento de todas as exigências formais do Edital nº 35/2013, que regulamenta a seleção; os aspectos apresentados na justificativa e nos objetivos; a relevância do projeto e a relação com os objetivos obrigatórios exigidos pelo edital, dentre outros critérios.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA – A Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (Cofac) da Prograd informa o resultado do processo de renovação e seleção de novos bolsistas para o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), nos campi de Fortaleza, Quixadá e Sobral. Os aprovados em Fortaleza devem efetivar a bolsa, com assinatura do termo de compromisso, no dia 8 de março. Nos campi do Interior a assinatura será em 10 de março.

O PACCE tem como principal objetivo colaborar no combate à evasão discente e, consequentemente, melhorar a taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC. A principal estratégia utilizada é a difusão de células estudantis – grupos de estudo que utilizam a metodologia de aprendizagem cooperativa.

Os bolsistas aprovados irão se dedicar a atividades formativas em aprendizagem cooperativa e organização e facilitação de grupos de estudo com outros estudantes da UFC. Mais informações no blog do Programa.

Fontes: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: 85 3366 9496 / Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa – fone: 85 3366 9444