Fórum sobre Telemedicina acontece quarta-feira (26) no Campus do Porangabuçu

Acontece hoje (26), de 14h às 17h, no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da UFC, vinculado à Faculdade de Medicina da Instituição, o I Fórum de Estratégias, Programas Nacionais e Estaduais de e-Saúde e Redes Acadêmicas. O objetivo é apresentar trabalhos em Telemedicina desenvolvidos em todo o Ceará antes e depois do início dos projetos Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e Telessaúde Brasil Redes, implantados, respectivamente, em 2006 e 2007.

A conscientização da importância da e-saúde, atividade desenvolvida pelo Nuteds/UFC, será o ponto central das discussões. Estão previstas palestras do coordenador técnico do Ponto de Presença do Ceará (PoP-CE), Marcos Frota; do coordenador dos programas Telessaúde e Rute no Ceará, Luiz Roberto Oliveira, e do coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina.

Pela manhã, às 10h, antes do início do Fórum, serão inaugurados três núcleos da Rute, dois deles em Fortaleza: um no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e outro no Hospital Geral César Cals (HGCC). Com isso, a Rute passará a contar com 91 núcleos operando em todos os estados do Brasil.

No mesmo dia, haverá o lançamento da versão digital do livro Impactos da Rede Universitária de Telemedicina: ações de educação contínua, pesquisa colaborativa, assistência, gestão e avaliação remota, que aborda a primeira fase do projeto Rute, entre 2006 e 2009. O livro acaba de ser adaptado para formato que permitirá o acesso ao conteúdo por meio de tablets, smartphones e e-readers.

O Nuteds/UFC está localizado na Rua Professor Costa Mendes, 1608 – Térreo – Bloco Didático Rodolfo Teófilo – Campus do Porangabuçu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 8654.

SOBRE A RUTE – A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) foi criada em 2006 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, como parte do Programa Nacional de Telessaúde, iniciado, no ano anterior, pelo Ministério da Saúde. Sua implantação permitiu a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a análise de imagens médicas com diagnósticos remotos.

Com coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), a Rute tem, entre seus objetivos, melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), através da integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do Interior; conectar os hospitais universitários e de ensino públicos; criar núcleos de telemedicina e aprimorar projetos nessa área, além de apoiar a realização de videoconferências e web conferências entre hospitais universitários e universidades, através da RNP.

Além disso, a Rute também busca incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais, proporcionando treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

Fonte: Nuteds/UFC – fone: 85 3366 8654