Livro sobre violência e acidentes será lançado na quarta-feira (12)

Imagem: Capa do livro "Violências e acidentes: uma abordagem interdisciplinar"O livro Violências e acidentes: uma abordagem interdisciplinar (Edições UFC, 472p, R$ 50,00) será lançado na próxima quarta-feira (12), às 18h30min, no Museu de Arte da UFC (MAUC). A obra é organizada pelos professores José Gomes Bezerra, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, e Marinila Calderato, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (Ufca), além da doutoranda Isabelle Gama, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFC.

A obra reúne textos de um coletivo de pesquisadores da UFC, pós-graduandos e profissionais de saúde, que analisam as questões como graves problemas de saúde coletiva no Brasil contemporâneo.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado, que assina a apresentação do livro, os artigos fazem "uma síntese reflexiva de dados epidemiológicos dos últimos anos, sobre o impacto que a violência e os acidentes acarretam na população brasileira e no sistema de saúde". Dentre os méritos da obra, ela destaca tanto o olhar atento da equipe interdisciplinar sobre os prejuízos a que são submetidos os indivíduos e/ou o coletivo, quanto a indicação de diversas propostas para amenizar esses problemas.

A Profª Márcia Machado considera que o livro oferece uma rica contribuição para pesquisadores da saúde coletiva, formuladores de políticas públicas e gestores de saúde no Brasil.

Fontes: Professores José Gomes Bezerra e Regina Fátima Feitosa, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – fone: 85 3366 8050 e 3366 8649 / Isabelle da Silva Gama, organizadora - fone: 85 9993 1454