Com lançamento de livro, ato relembra os 50 anos do golpe militar no Brasil

Será promovido hoje (10), a partir das 18h, ato em memória pelos 50 anos do Golpe Militar no Brasil, na Área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683 – Campus do Benfica). O evento marca o lançamento do livro As trincheiras do silêncio, de Pedro Laurentino, e é organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Pesca da UFC, Centro Cultural Manoel Lisboa e Movimento Rebele-se.

Estudantes, professores e servidores da UFC participarão de debate, que abordará os crimes ocasionados pela ditadura militar no País e a situação das vítimas do regime. Quem integra a mesa de discussão é Helena Serra Azul (Comissão da Verdade das Universidades do Estado do Ceará) e Sílvio Mota (presidente do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará e ex-guerrilheiro da Aliança Libertadora Nacional), que participarão de debate mediado por Fábio Andrade (Comissão da Verdade Universitária).

Além deles, compõem também o grupo de discussão Paula Virgínia (Movimento de Mulheres Olga Benário), Pedro Laurentino e o Prof. César Barreira, da UFC (membro da Comissão da Verdade das Universidades do Estado do Ceará). O evento é aberto ao público.

O livro As trincheiras do silêncio relata em poesias desde os reclames de dor aos proclames de luta do autor durante o regime. A obra será lançada como marco histórico e documental dos 50 anos do golpe militar no Brasil.

Fonte: Fábio Andrade, integrante da Comissão da Verdade Universitária – fones: 85 8502 3089 / 9924 3272