Encontro nesta quarta-feira (12) celebra centenário do escritor Moreira Campos

Imagem: Campos é considerado um dos maiores contistas do País (Foto: Escritores - ACE)O Departamento de Literatura da UFC, com apoio do Acervo do Escritor Cearense (AEC), realiza na próxima quarta-feira (12), às 18h, a abertura dos Encontros Literários Moreira Campos (1914-1994). Neste ano, o evento presta homenagem ao centenário de nascimento do escritor cearense que dá nome ao encontro, considerado um dos maiores contistas do País.

A abertura dos Encontros ocorre no Auditório José Albano, na área I do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683 – Benfica). A conferência de abertura terá palestra do Prof. Linhares Filho.

"Moreira Campos é escritor que explora de preferência o psicológico, sem se descuidar da paisagem que, com frequência, é tipicamente nordestina em seus contos, nem da influência das circunstâncias do meio físico e social na personalidade dos tipos que cria", diz Linhares Filho, em um de seus escritos sobre o contista.

No dia 26 de março, o Prof. José Leite Jr. ministra a palestra "Temas e figuras no conto de Moreira Campos". A programação segue até junho. Além das palestras, haverá uma série de atividades relacionadas ao centenário do escritor, como jornadas literárias. A coordenação dos Encontros Literários é da Profa. Odalice de Castro Silva.

Mais informações – inclusive a programação completa – encontram-se no site do evento, na página dos Encontros no Facebook ou ainda no blog.

SAIBA MAIS – Moreira Campos nasceu em 1914 no município de Senador Pompeu (a 275,1 km de Fortaleza). É autor de vários livros, alguns traduzidos para os idiomas alemão, francês, hebraico, italiano e inglês. Destaca-se principalmente por seus contos. Foi professor do curso de Letras da UFC e Pró-reitor de Graduação (1973-1979), além de idealizador dos Encontros Literários, que agora levam seu nome e se tornaram um dos principais eventos de literatura do Ceará.

Fonte: Charles Ribeiro, doutorando de pós-graduação em Literatura Comparada, da UFC – fones: 85 8881 0416 e 85 9980 6751 / email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.