Alunos de Sistemas e Mídias Digitais criam aplicativo com serviços do Campus do Pici

Imagem: Alunos da UFC criaram o aplicativo Interação Social Acadêmica (ISA) que facilita a localização no Campus do Pici (Foto: Divulgação)Interação Social Acadêmica (iSA) é o nome do aplicativo gratuito criado por alunos do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC que permite encontrar, facilmente, locais de xerox, bibliotecas e banheiros do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Além disso, a ferramenta informa o cardápio diário do Restaurante Universitário, permite a troca de mensagens instantâneas e possibilita aos usuários utilizar um mural para publicar informações sobre palestras e eventos acadêmicos e culturais. E mais: o aplicativo oferece também informações sobre as matrizes curriculares de todos os cursos da UFC.

A ideia do aplicativo nasceu em sala de aula, no primeiro semestre de 2013, e foi trabalho final da disciplina Desenvolvimento de Sistemas Multimídia. A equipe que desenvolveu o iSA é formada pelos estudantes Afonso Neto, Daniel Carlos e Nicolau Brasil e contou com a colaboração de Guilherme Rodrigues, Israel Carlos e Lucas Rafael, sob a orientação dos professores Edgar Marçal e Rafael Carmo.

A intenção da equipe que criou o aplicativo foi facilitar o acesso dos estudantes do Campus do Pici a uma série de informações e serviços. "Nós queremos deixar nossa contribuição à UFC, como um legado. Queremos ainda permitir que o aluno tenha um conhecimento mais amplo da Universidade, sem ficar limitado só ao ambiente do seu curso. Com o iSA, abre-se a possibilidade de interagir com alunos de outros cursos, fazer novas amizades, descobrir novos lugares e se informar sobre eventos e happy hours", explica o estudante Nicolau Brasil, da equipe de desenvolvedores.

O iSA foi lançado na App Store em 20 de fevereiro e, já no primeiro dia, obteve 87 downloads e teve mais de 440 acessos no site do projeto. Inicialmente, o aplicativo está disponível apenas para iPhone, mas em breve serão lançadas versões para as plataformas Android e Windows Phone.

Fonte: Nicolau Brasil, estudante do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC – fone: 85 8923 9363