Aberta seleção de bolsistas para estudo sobre risco cardiovascular em adolescentes

Estão abertas, até 29 de março, as inscrições para seleção de bolsistas interessados em atuar na supervisão de campo do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) no Ceará. A pesquisa cabe ao Ministério da Saúde, e, no Ceará, está sob coordenação do Prof. Renan Magalhaes Montenegro Junior, do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC.

Serão selecionados oito supervisores para a equipe, com formação nas seguintes áreas: Enfermagem, Medicina, Educação Física, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Biologia. Confira os detalhes no edital.

O Erica é um estudo de abrangência nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, dentre outros).

Para isso, serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais. No Ceará, essa pesquisa ocorrerá em 56 escolas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com trabalho de campo realizado de abril a agosto.