Empossados mais 23 servidores; contratação de professores para creche é retomada

Imagem: Solenidade ocorreu no auditório da ReitoriaA UFC recebeu, na última sexta-feira (21), 23 novos servidores em seus quadros: oito docentes e 15 técnico-administrativos. O evento foi marcado pela retomada da contratação de professores de ensino básico técnico e tecnológico (EBTT), que normalmente atuam em locais como creche e Casas de Cultura. Até então, as contratações para esse tipo de cargo estavam suspensas.

Veja mais fotos da posse no Flickr da UFC

"Essa posse, apesar de não ser a maior em quantidade de servidores, tem um significado forte pela diversidade e pela conquista de recompor alguns setores que passaram décadas sem concurso", destacou o Reitor Jesualdo Farias. No evento de sexta-feira, tomaram posse duas professoras lotadas na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil (creche).

A retomada das contratações abre novas perspectivas tanto para as creches, como para as Casas de Cultura. "É o início da operacionalização plena da carreira de ensino básico técnico e tecnológico da UFC", disse o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Serafim Ferraz.

Além deles, o Reitor citou a recomposição dos quadros da Imprensa Universitária. "Há seis anos se discutia se cabia ou não uma universidade ter uma imprensa", lembra o Reitor. "Hoje, ao contrário, temos equipamentos modernos e estamos recompondo nossa força de trabalho", afirmou. Também tomaram posse os dois primeiros servidores do Campus de Crateús, que começa a funcionar no segundo semestre deste ano.

Jesualdo Farias fez um balanço dos serviços oferecidos pela UFC e destacou que a Universidade está aguardando a realização de concursos para mais 237 vagas de professor e 290 técnicos-administrativos, todos já autorizados.

Ainda sobre a recomposição da mão de obra da Universidade, o Reitor citou o concurso que está sendo realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para preencher 1.890 vagas no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). "Apesar desses números, ainda há demandas que não poderão ser atendidas com estes servidores", disse.

Jesualdo Farias informou ainda que, em 2014, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) irá reservar R$ 1 milhão para investir em um programa de capacitação de servidores. Serão 55 tipos diferentes de cursos, oferecendo cerca de 2.500 vagas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7731 / 3366 7732