Comitiva russa conhece pesquisas em Ciência e Tecnologia da UFC

Comitiva de pesquisadores da Rússia veio à UFC em busca de cooperação científicaDurante a manhã desta segunda-feira (24), representantes de nove universidades russas foram recebidos na UFC, tendo em vista a formalização de convênio para intercâmbio de alunos e professores e cooperações em pesquisa. Em reunião com o coordenador de Assuntos Internacionais da UFC, Prof. Tito Lívio, o diretor do Centro de Tecnologia, Prof. José de Paula Barros Neto, e coordenadores de pós-graduação de seis cursos de Engenharia da Instituição, os 13 visitantes puderam conhecer a infraestrutura da Universidade, como campi, o Hospital Universitário Walter Cantídio, o Museu de Arte da UFC e a Rádio Universitária.

Veja mais fotos da visita da comitiva russa no Flickr da UFC

Dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design, o Prof. Barros Neto informou sobre o quadro de professores, com mais 165 doutores, sobre os mais de 50 laboratórios instalados no Centro de Tecnologia e também sobre as avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de pós-graduação, como o mestrado e doutorado em Recursos Hídricos do Departamento Engenharia Hidráulica e Ambiental, com conceito 6 (segundo maior). Barros Neto colocou-se à disposição para mediar as negociações de possível convênio. "É um prazer para o CT recebê-los", disse ele.

Orientações sobre os trâmites do Programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) e a necessidade de ofertar disciplinas em inglês foram algumas das ponderações levantadas pelos russos para que seja possível enviar seus alunos para a UFC. Atualmente não há convênio entre a UFC e instituições de ensino russas.

Para o professor assistente do Departamento de Simulação Experimental e Informática da Southern Federal University, Rostov-on-Don (SFedU), Artem Pelenitsy, a primeira impressão da UFC é de "um lugar bastante interessante, onde o campus é ótimo e há bastante direcionamento para nos comunicarmos", declarou o jovem docente de 27 anos. Para ele, é possível que sejam formalizadas as parcerias. "O representante da UFC nos disse que podemos nos inscrever através de organizações brasileiras que apoiam intercâmbio de alunos e pesquisas científicas", relatou.

Os russos demonstraram algumas tecnologias desenvolvidas em suas respectivas universidades, como os softwares de realidade aumentada (3D) da SFedU e o programa de modelagem computacional para lançamento de foguetes em plataformas marítimas, desenvolvido na Lomonosov Moscow State University.

Coordenadores de pós-graduação dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Elétrica e Engenharia Metalúrgica também expuseram suas pesquisas. Algumas áreas de estudo em comum entre os pesquisadores brasileiros e russos são: Robótica; Engenharia Aeroespacial; Ciência dos Materiais, em especial cerâmicas; Biomedicina e Nanotecnologia.

O Prof. Igor Vasconcelos destacou os esforços do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC, ao qual é vinculado, para internacionalização. "Há muitos potenciais interesses em pesquisa. Temos convênios com a Alemanha e a Bélgica, mas não com a Rússia, algo que temos de consertar".

No Campus do Pici, o grupo visitante foi conduzido a dois laboratórios do CT: o Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC) e o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem-fio (GTEL).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602