Pesquisa do Departamento de Zootecnia é recomendada pela Comunidade Europeia

Imagem: Pesquisa do Departamento de Zootecnia da UFC é recomendada pela Comunidade EuropeiaA Science for Environment Policy, um serviço da Comissão Europeia destinado a divulgar descobertas de pesquisas sobre o meio ambiente, recomendou em sua edição de 27 de março deste ano o artigo "Higher soybean production using honeybee and wild pollinators, a sustainable alternative to pesticides and autopollination", resultado de pesquisa do Programa Pós-Graduação em Zootecnia da UFC sobre o "Potencial de polinizadores silvestres nativos e a introdução de colônias de abelhas para aumentar a produtividade da soja".

O artigo é assinado pelos então alunos de doutorado Marcelo de Oliveira Milfont e Afonso Odério Nogueira Lima, a aluna de mestrado Epifânia Emanuela Macedo Rocha e o Prof. Breno Magalhães Freitas, orientador dos três estudantes. O papel da Science for Environment Policy é selecionar e recomendar, dentre as mais recentes pesquisas, aquelas cujos resultados sejam relevantes para mitigar potenciais impactos ambientais e que tenham sido considerados assuntos científicos de vital relevância para a política ambiental da comunidade europeia.

A equipe de consultores científicos independentes, especialmente selecionada para esse fim, escolheu a pesquisa conduzida no setor de abelhas do Departamento de Zootecnia para escrever um texto a seu respeito e divulgá-lo a seu público-alvo. A publicação circula entre mais de 17 mil formadores de políticas públicas, acadêmicos e empresários por toda a Europa contribuindo para que tomem decisões e definam políticas efetivas e baseadas em fatos cientificamente comprovados.

Os interessados podem acessar a publicação da Science for Environment Policy sobre a pesquisa da UFC pela Internet. O mesmo trabalho também recebeu destaque no site do Status and Trends of European Pollinators (STEP), projeto multinacional da União Europeia sobre polinizadores no Velho Continente.

Fonte: Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias da UFC – fone: 85 3366 9735