Central Analítica disponibiliza o segundo microscópio eletrônico de varredura na UFC

Imagem: Imagem de microscopia eletrônica da superfície da folha de um cajueiro mostrando estômatos e um tricoma secretor (Fonte: Central Analítica da UFC)A Central Analítica da Universidade Federal do Ceará amplia os serviços oferecidos à comunidade com a instalação do microscópio varredura por efeito de campo (FEG). Trata-se do primeiro equipamento com essa tecnologia instalado na Universidade Federal do Ceará. O microscópio de alta resolução está equipado com vários acessórios para análise de materiais inorgânicos e biológicos.

De acordo com o coordenador da Central Analítica da UFC, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, o equipamento permite realizar microanálise de Raios-X e investigação detalhada de fases de materiais, estágio de aquecimento (até 1500 °C) e resfriamento (-10 °C). O microscópio opera no modo ambiental, apropriado para o estudo de sistemas biológicos, inclusive sistemas úmidos, tais como células e microrganismos. Esta técnica possibilita a observação de material biológico sem qualquer tipo de processamento.

O acesso aos serviços da Central Analítica é regido pelas normas vigentes, disponíveis no site. Mais esclarecimentos sobre a submissão de propostas e acesso aos serviços da Central Analítica podem ser obtidos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Imagem: Imagem de microscopia eletrônica de esporos de fungos observados utilizando o modo ambiental (Fonte: Central Analítica UFC)

Imagem: Imagem de microscopia eletrônica de um nanomaterial poroso usado para refino de petróleo.  As nanopartículas têm em torno de 50 nm e os poros em torno de 10 nm. (Foto: Central Analítica da UFC)

Fonte: Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica da UFC – fone: 85 3366 9906