Rádio Debate apresenta série sobre os 50 anos do Golpe nesta semana

Imagem: No primeiro programa da série, foram entrevistados Tarcísio Leitão (ao centro) e Amadeu Arrais (Foto: Divulgação)Esta semana, o Golpe Militar de 1964 vem sendo relembrado em todo o Brasil através de atos públicos, debates, homenagens e manifestações culturais. Até sexta-feira (4), o programa Rádio Debate, da Universitária FM, exibe série especial sobre os 50 anos do Golpe e o regime ditatorial no País. Importantes personalidades que viveram essa experiência fazem parte da lista de convidados da semana.

Na quarta-feira (2), às 11h30min, participaram do segundo programa da série: Helena Serra Azul, ex-presa política, professora do curso de Medicina da UFC e integrante da Comissão da Verdade das Universidades do Ceará; e César Barreira, presidente da Comissão da Verdade das Universidades do Estado do Ceará, pós-doutor em Ciências Sociais, professor titular do Departamento de Ciências Sociais da UFC e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), também da UFC.

O período de excessos, que marca a chegada dos militares ao poder e o início da ditadura militar no Brasil, é lembrado até hoje pelas violações dos direitos humanos e da liberdade que levaram milhares de pessoas ao desaparecimento, à tortura e à morte.

A série de fatos que resultaram no golpe de Estado começou com a renúncia do então presidente Jânio Quadros, em 1961. O vice João Goulart, o "Jango", à época era acusado de planejar um golpe de esquerda, o que fez com que ele fosse deposto pelos militares, entre 31 de março e 1º de abril de 1964. Muitos artistas, intelectuais e políticos brasileiros desfavoráveis ao regime ditatorial foram ameaçados, censurados e exilados do País. A ditadura no Brasil se estendeu por 21 anos.

No primeiro programa da série foram entrevistados o ex-deputado estadual e professor aposentado do Liceu do Ceará, Amadeu Arrais, também ex-delegado regional do trabalho; e o advogado, militante comunista e ex-vereador de Fortaleza Tarcísio Leitão. Ambos foram presos e tiveram seus mandatos cassados à época do golpe.

O Rádio Debate é transmitido das 11h30min às 12h30min, ao vivo, na frequência 107,9 FM. O programa, com apresentação do jornalista Agostinho Gósson, também é veiculado via Internet, pelo site da Universitária FM. Os ouvintes podem participar enviando perguntas através do telefone (85) 3366 7474 ou pelo Twitter @radiodebate.

Fonte: Jornalista Raquel Chaves, produtora do Rádio Debate – fone: 85 3366 7477